CURTA NOSSA FAN PAGE

30 de agosto de 2008

Mostra Cinema Global, Cinema Mundial - Blog e-Urbanidade

Para quem está no Rio, aproveite a mostra que que acontece na UFRJ. É uma boa oportunidade de pensar a experiência da globalização como memória, afeto e cotidiano, espaço de conflitos e diálogos, a partir de pontos de vista de diretores originários da África, China, França, México ou Brasil.

Vamos à programação:

De segunda a sexta-feira, 19h às 22h Salão Moniz de Aragão - FCC/ UFRJ
Entrada franca.
Filmes exibidos em DVD e vídeo, com imagens ampliadas.
Apresentação do professor Denilson Lopes.

1/9 - A Vida sobre a Terra (Mali/França, 1998, 66 min), de Abderrahmane Sissako, falado em várias línguas, com legendas em inglês.
A tristeza com o imobilismo africano contrastando com a dor do exílio é o tema de "A Vida sobre a Terra". Na noite de ano novo do ano 2000, Abderrahmane Sissako, cineasta mauritano que mora na França, volta a Sokolo, um povoado no Mali, para ver seu pai. Sissako está desiludido e quer filmar a vida em Sokolo. Ele chega ao povoado, troca de roupa, monta numa bicicleta e sai passeando pelas ruas, pelos campos, pelos espaços abertos, vai aos correios. Encontra-se com Nana, uma mulher que também está de visita ao lugar. Algo não muito palpável e muito vivaz se desenvolve entre eles, enquanto a vida continua no povoado.

2/9 - Nós que aqui estamos por vós esperamos (Brasil, 1998, 73 min), de Marcelo Marzagão, sem diálogos, com intertítulos em português.
Com imagens de arquivos, extratos de documentários e de algumas obras clássicas do cinema, o filme faz uma retrospectiva das principais mudanças que marcaram o século XX, retratando tanto os personagens que entraram para história, como homens comuns que em seu cotidiano também fizeram a história desse século. Arte e guerra, sonho e realidade, vida e morte. Um aparente antagonismo que se funde para retratar o século XX, no contexto que se inicia com a Primeira Guerra Mundial.

3/9 - O Mundo (China, 2004, 105 min), de Jia Zhang-Ke, falado em várias línguas, com legendas em inglês.O Mundo é um parque temático em Beijing, com representações de famosos símbolos do mundo, como a Torre Eiffel e a Torre de Pisa.
Esse lugar é visto, no filme, através dos olhos de alguns de seus trabalhadores, pessoas solitárias, um pouco desiludidas com a vida. Encontramos, entre outros, a bonita dançarina Tao, e Taisheng, um segurança apaixonado por ela.

4/9 - O Intruso (França, 2004, 130 min), de Claire Denis, falado em várias línguas, com legendas em inglês.
Louis Trebor, um homem de quase 70 anos, mora sozinho, somente com cachorros, em uma floresta perto da fronteira entre França e Suíça. Ele tem problemas de coração, procura um transplante e vai atrás de seu filho, que mora no Tahiti.

5/9- Babel (França/EUA/México, 2006, 143 min), de Alejandro González Iñarritu, falado em várias línguas, com legendas em português.
São quatro histórias que acontecem no Marrocos, Tunísia, México e Japão. O filme começa com uma tragédia, envolvendo um casal recém-casado em férias, ligada de forma sutil às outras histórias desenvolvidas no filme.

O evento é promovido pelo prof. Denilson, conhecido pelo trabalho em Brasília e na UnB, e agora, está lá na UFRJ. Ele faz um trabalho interessantes sobre a homocultura. É um dos grandes pesquisadores da área no país. Vão lá!

29 de agosto de 2008

O que fazer neste final de semana? - Blog e-Urbanidade

Oriente Desconhecido
A mostra Oriente Desconhecido, com curadoria de Gustavo Galvão, apresenta a partir de terça (2) doze filmes de cinco países do sudeste asiático. Até 14 de setembro, as obras inéditas serão exibidas no Centro Cultural Banco do Brasil. Tel: (61) 3310-7087.


Jazz Festival Brasil

O Memorial JK será a sede brasiliense para o Jazz Festival Brasil. De quarta (3) a sexta (5), o local receberá atrações como o pianista americano David Braid (foto). Informações: (61) 3226-7860.


Vanessa da Mata
A cantora e compositora Vanessa da Mata se apresenta sábado (30) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães com a turnê de seu disco Sim. O repertório inclui sucessos como Amado e Boa Sorte/Good Luck. Informações: (61) 8159-3883.


Feira Literária

A partir de sexta (29), o brasiliense fã de literatura vai conferir Feira do Livro. São mais de 100 estandes montados na área externa do Pátio Brasil Shopping até 7 de setembro. Informações: (61) 3344-6821.
Fonte: Veja Brasília

28 de agosto de 2008

Crush com David Archuleta - Blog e-Urbanidade

Olha só essa. Um pouco atrasado, a notícia é de 12 de agosto. Mas ainda está valendo. Sou fã número um do baixinho David Archuleta. Aquele que ficou no segundo lugar do American Idol deste ano. E pra mim, uma p... injustiça.

Vamos a notícia: o baixinho que tem o maior vozeirão inciou a venda do single Crush, e depois de 18h e 52min de lançado, alcançou o primeiro lugar no iTunes, o maior site de vendas de música pela internet. O primeiro álbum de Archuleta deve ser lançado no dia 4 de novembro.

Com certeza comprarei o disco do moço. Veja ai no Youtube algumas músicas do David. E se possível, adicione o nome dele no seu programa de download de música. Só não esquece de baixar Imagine.

27 de agosto de 2008

baSiraH em adaptação de peça de Plínio Marcos - Blog e-Urbanidade

Um dos grupos de dança mais atuante na cidade, pode ser visto novamente. O baSiraH apresenta:

29, 30/8 e 31/08 às 20h, no Teatro da Caixa baSiraH - Núcleo de Dança Contemporânea (DF)

Ganhador do prêmio de dança Klauss Vianna em 2007, o espetáculo tem livre inspiração na peça Dois Perdidos Numa Noite Suja, de Plínio Marcos.

Dois farrapos humanos ligados por uma relação complexa, de companheirismo e inimizade, de ódio visível e, também, quem sabe, de afeição subterrânea. Juntos, não chegam a constituir um par de amigos. Mas, separados, mergulhariam na solidão, o que seria ainda pior. O diálogo que travam é uma exploração constante das fraquezas recíprocas, um intercâmbio de pequenos sadismos.

O trabalho do baSiraH se define pela exploração das potencialidades da dança contemporânea, com as mesclas possíveis de teatro e dança, e uma busca artística por eficiente comunicação com o público, com criatividade, densidade, humor e variedade de estilos, procurando abertura para linguagens, experiências e públicos diversos.

Não percam!

22 de agosto de 2008

MUTACÕES - A CONDIÇÃO HUMANA - Blog e-Urbanidade

O ciclo de conferências Mutações - a condição humana, de curadoria de Adauto Novaes, será realizado entre 1 de setembro e 17 de outubro no Rio de Janeiro e também em Belo Horizonte, São Paulo e Brasília. A idéia deste novo ciclo ganhou forma durante a realização do seminário Mutações - novas configurações do mundo, em 2007, onde a questão ‘O que é humano?’ se impôs.

O evento trará 19 conferências que partirão de dois eixos de reflexão: a mundialização e a revolução tecnocientífica e biotecnológica.

PROGRAMAÇÃO

As conferências realizadas no Rio de Janeiro - às segundas, terças e quartas às 19h - serão transmitidas ao vivo pela internet através do site www.academia.org.br.

Conferências:Veja o resumo das conferências.

AS QUATRO CONCEPÇÕES DO HOMEM l Francis WolffRJ - 1 set l BH - 2 set l SP - 3 set l BR - 10 set
A INVENÇÃO DO PÓS-HUMANO l Franklin Leopoldo e SilvaRJ - 2 set l BH - 3 set l SP - 4 set l BR - 11 set
O QUE MANTÉM UM HOMEM VIVO? l Renato LessaRJ - 3 set l BH - 4 set l SP - 5 set l BR - 29 set
A CONTINGÊNCIA DO NOVO l Newton BignottoRJ - 8 set l BH - 9 set l SP - 10 set l BR - 22 set
DO ANTI-HUMANISMO AO PÓS-HUMANISMO l Jean-Pierre DupuyRJ - 9 set l BH - 10 set l SP - 11 set l BR - 15 set
IDENTIDADES IRRECONHECÍVEIS l Oswaldo Giacoia JuniorRJ - 10 set l BH - 11 set l SP - 12 set l BR - 30 set
MARX E A CONDIÇÃO HUMANA l Francisco de OliveiraRJ - 15 set l BH - 16 set l SP - 17 set l BR - 6 out
SOBRE A POTÊNCIA POLÍTICA DO INUMANO l Vladmir SafatleRJ - 16 set l BH - 17 set l SP - 18 set l BR - 3 out
O NÃO-LUGAR DO HUMANO l João Camillo PennaRJ - 17 set l BH - 18 set l SP - 19 set l BR - 1 out
HOMO CIVILIS (OU HOMO SAPIENS 2.0) l Luiz Alberto OliveiraRJ - 22 set l BH - 23 set l SP - 24 set l BR - 2 out
O CONTROLE DE SI: EM DIREÇÃO A UM HOMEM NOVO? l Joelle ProustRJ - 23 set l BH - 24 set l SP - 25 set
SOBRE AS TESES DA MORTE DO HOMEM l Antônio CíceroRJ - 24 set l BH - 25 set l SP - 26 set
NÓS, AS CIVILIZAÇÕES, SABEMOS QUE SOMOS MORTAIS l Sérgio Paulo RouanetRJ - 30 set l BH - 1 out l SP - 2 out
AQUILO DE QUE O HOMEM É INSTRUMENTO - DESCARTÁVEL l Eugênio BucciRJ - 1 out l BH - 2 out l SP - 3 out
DELICADEZA l Maria Rita KehlRJ - 6 out l BH - 7 out l SP - 8 out
A SEXUALIDADE VAI DESAPARECER? l Marcela IacubRJ - 7 out l BH - 8 out l SP - 9 out
ONDULAÇÕES PARANÓIDES DE UMA ÉPOCA l Pascal DibieRJ - 8 out l BH - 9 out l P - 10 out
VIOLÊNCIA E SUBJETIVIDADE l Slavoj ZizekRJ - 13 out l SP - 14 out
MUTAÇÕES l MD MagnoRJ - 15 out l SP - 17 out

Inscrições a partir de 18 de agosto.

INFORMAÇÕES:
CAIXA CULTURAL - TEATRO DA CAIXA CULTURAL
Setor bancário sul, quadra 4-lote 3/4 Anexo da Matriz
www.caixa.gov.br/caixacultural
Informações e inscrições:(61) 3206.9448UNb (61) 3448-0352 ou 3448-0354
endereço eletrônico para inscrição: www.gie.cespe.unb.br
Conferências às 19h

21 de agosto de 2008

Literatura irlandesa além de Marian Keyes - Blog e-Urbanidade


Definitivamente as dicas de leitura da Revista Bravo! são muito boas. Durante muito tempo usava o veículo para fazer minhas escolhas literárias e agora vou voltar. Vários autores que nunca escolheria na prateleira da livraria tive acesso pelas dicas de lá.

E agora, não é diferente, ainda estou nos primeiros capítulos, mas estou lendo o excelente O Encontro, da autora irlandesa Anne Enright. O livro retrata a história de uma família numerosa após a morte de um dos seus integrantes. Daí, desenvolve-se uma narração cheia de boas revelações e de um texto tão delicado que parece poesia.

Claro que não podemos deixar de falar da qualidade do livro sem lembrar do tradutor que conseguiu transferir para nossa língua de forma extraordinária.

A autora já escreveu outros livros, mas este é o primeiro volume traduzido em português. Lembra um pouco o tom "poético" de Nelida Piñon, que nutro uma decepção, apesar de adorá-la nas entrevistas, não consigo passar dos primeiros capítulos dos seus livros, mesmo reconhecendo a literatura de qualidade que faz. Acho que a irlandesa lembra Piñon, mas de uma forma mais soft e vai direto ao assunto, desenvolvendo suas histórias com muita sensibilidade.

Também há de se dizer que uma pessoa que gosta da também irlandesa Marian Keyes e se diverte com sua leitura comercial, não se pode falar muito. Mas ando gostando da literatura do país que já visitei uma vez e adorei.

Se vc não sabe o que é um livro soft e também não entendeu porque colocar Piñon no meio da história, fique com a mensagem, vale a pena ler O Encontro. E vou contando mais do livro, pois estou bem no início ainda.

20 de agosto de 2008

Pressa de viver - Crônica - Blog e-Urbanidade

Hoje acordei pensando em minha irmã que faleceu há seis anos atrás. Ela nos deixou uma lição que a outra irmã me disse no dia em que ela faleceu: "Elaine tinha muita pressa em viver". E isso era verdade, noivou-se aos 14 anos, casou-se aos 16 e aos 33, ano da sua morte, tinha três filhos, de 14 anos, 13 anos e 40 dias (que faleceu no mesmo acidente dela).

Por que falar de um assunto tão pesado num blog que trata de tantos assuntos tão prosaicos? Porque tenho a certeza de que as escolhas da vida nos levam a acreditar que existe uma história que nos acompanhará sempre. Mesmo que não saibamos o dia de amanhã, deve haver alguma coisa maior que nos direciona pra realizar o que viemos fazer neste mundo. E fique tranqüilo, não estou falando de religião, de outras vidas, kharma, céu ou inferno, afinal, sou agnóstico.

Falo que é difícil viver e, também, morrer. Acredito que até o momento "de seguir a luz" é uma escolha. Quando ali estamos, escolhemos se seguimos em frente ou se ainda temos que realizar alguns desejos por aqui.

Só sei que após lembrar da minha irmã, das conversas que tínhamos juntos e das viagens semanais que fazíamos de volta para Goiânia (pois morávamos em Brasília) e ouvindo Lulu Santos, recordo do nosso anseio de ser feliz e encontrarmos, cá dentro da gente, o dom de ser feliz.

Sinto saudade, mas sinto que ela escolheu ir, porque talvez já tenha encontrado o caminho. Enquanto eu estou aqui, suspiro bem fundo e penso: como gostaria de viver tudo mais simplesmente. Como diz aquela música: gostar de quem gosta de mim e querer quem me quer. Ah, e como já disse Gonzaguinha – aliás, tenho cantado muito isso:

Eu apenas queria que você soubesse
Que aquela alegria ainda está comigo
E que a minha ternura não ficou na estrada
Não ficou no tempo presa na poeira

Eu apenas queria dizer a todo mundo que me gosta
Que hoje eu me gosto muito mais
Porque me entendo muito mais também

E que a atitude de recomeçar é todo dia toda hora
É se respeitar na sua força e fé
E se olhar bem fundo até o dedão do pé

Eu apenas queira que você soubesse
Que essa criança brinca nesta roda
E não teme o corte de novas feridas
Pois tem a saúde que aprendeu com a vida

É isso ai, Elaine, estou ainda na estrada. Não tem sido fácil, mas sigo!

18 de agosto de 2008

Feira do livro em Brasília - Blog e-Urbanidade


Enquanto acontece em São Paulo a Bienal do Livro, chega em alguns dias, aqui na terrinha, a Feira do livro. Veja ai o release:

Oferecer aos seus visitantes a oportunidade de acesso a vasto acervo literário e aos mais importantes autores nacionais e internacionais, estimulando o hábito da leitura entre os brasilienses. Esse é o objetivo da 27ª Feira do Livro de Brasília, que acontece entre os dias 29 de agosto e 7 de setembro, na área externa do Pátio Brasil Shopping, e traz como lema “Palavras mudam o mundo”.

Escritores estrangeiros e do país estarão presentes na feira para lançar livros, falar sobre suas publicações, bater um papo com o público e debater temas como “Direitos Humanos”, “Ano do Planeta”, “Meio Ambiente”, “1968”, “Ano das línguas” e “Reforma Ortográfica”.

Um dos nomes confirmados para 27ª Feira do Livro de Brasília é o do jornalista e escritor Laurentino Gomes, um paranaense de Maringá que possui trinta anos de profissão e já trabalhou em importantes veículos de comunicação do país. Em 2007, Gomes lançou o livro “1808” (Planeta, 2007), resultado de dez anos de investigação jornalística, que busca resgatar e contar de forma acessível a história da corte lusitana no Brasil e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás.

A combinação do nome de sua mãe, Zizinha, com o de seu pai Geraldo, fez surgir Ziraldo, reconhecido internacionalmente por suas ilustrações e publicações. Além de pintor, ele é jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista, escritor e colecionador de piadas. Ele estará presente na feira para lançar o livro “O menino do planeta Urano”. Suas obras “O menino da Lua” e “A menina das estrelas” também estarão disponíveis para venda durante o evento.

O escritor Guilherme Fiúza também é presença garantida na feira. Ele é o autor de “Meu Nome não é Johnny” (Record, 2003), que retrata a história de João Guilherme Estrella, um típico jovem da classe média, inteligente e simpático, que era adorado pelos pais e popular entre os amigos. No início dos anos 1990, se tornou o rei do tráfico de drogas da zona sul do Rio de Janeiro. Investigado pela polícia foi preso e seu nome chegou às capas dos jornais. Sua história revela sonhos e dramas comuns a toda juventude.

A argentina Ana María Shua, autora de “A morte como efeito Colateral” (Globo, 2004) e “O livro da sabedoria Judaica” (Relume Dumará, 2005), também estará na 27ª Feria do Livro de Brasília para falar sobre suas publicações, que já passam de 40 obras. Nascida em Buenos Aires, a escritora já recebeu prêmios nacionais e internacionais por suas publicações infanto-juvenis.

O homenageado desta edição é o poeta amazonense Thiago de Mello, que estará presente no evento. Thiago chegou a cursar Medicina no Rio de Janeiro, antes de abandonar o curso para brilhar na poesia, buscando curar outros tipos de doenças, como a alienação popular para questões como direitos humanos, ecologia e paz mundial. Sua vida e obra tornaram-no digno do título de Notável, concedido pela UNESCO. Na feira Mello lançará o livro “ABC da Floresta”, orientado para o público infantil e que será distribuído gratuitamente na feira.

A programação do evento ainda contará com palestras, sessões de autógrafos, mini-conferências, seminários, jornadas, oficinas, exibição de curtas-metragens, café literário com autores convidados, debates, saraus poéticos, apresentações teatrais e de cordéis.

Parceiros e apoiadores - A 27ª Feira do Livro de Brasília conta com a parceria e apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Distrito Federal, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, do Governo do Distrito Federal, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Biblioteca Nacional, do Museu da República, do Instituto Camões, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), do Ministério da Cultura, do Ministério do Meio Ambiente, do Ministério da Educação, do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Ministério do Turismo, do Ministério das Relações Exteriores, da Biblioteca Nacional, do Museu da República, do Serviço Social do Comércio (SESC), da Central Única das Favelas (Cufa).

Sobre a Feira do Livro de Brasília – Atualmente, a Feira do Livro de Brasília é um dos maiores eventos literários da região Centro-Oeste. Em sua primeira edição, em outubro de 1982, a Feira já dava sinais de que se tornaria uma referência entre livreiros, bibliotecários, editores e os leitores de diferentes partes do Brasil. Em 2007, mais de 500 mil pessoas passaram pela Feira do Livro de Brasília, participando de atividades culturais, oficinas, palestras, workshops e apresentações teatrais e musicais. Em 26 anos de história, a Feira do Livro de Brasília se caracterizou por movimentar o mercado editorial e de livros do DF. A cada ano o evento vem ampliando sua participação social e solidária como difusora do hábito da leitura entre crianças, adolescentes e adultos.

O que: 27ª Feira do Livro de Brasília
Local: Área externa do Pátio Brasil Shopping
Quando: 29 de agosto a 7 de setembro
Quanto: Entrada Franca
Quem promove: Câmara do Livro do Distrito Federal (CLDF)
Informações: (61) 3344-6821

17 de agosto de 2008

Cinqüenta velinhas para Madonna - Blog e-Urbanidade

Hoje o blog homenageia a rainha do pop, a cinqüentona enxuta Madonna. Ontem foi o aniversário dela e fica-se com uma certeza: estamos realmente ficando velhos. Se até Madonna já conta cinqüenta velinhas! Parabéns para a musa que nos ensina a arte de se reinventar, sempre!

14 de agosto de 2008

Bienal do Livro em São Paulo 2008 - Blog e-Urbanidade

Grande evento cultural da América Latina e o segundo maior do mercado editorial no mundo, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo chega em 2008 à sua 20a edição.

O evento, realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e organizado pela Francal Feiras – uma das maiores promotoras de feiras de negócios do País -, acontece entre os dias 14 e 24 de agosto no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

Esta edição conta com patrocínio de Volkswagen e Ipiranga, co-patrocínio do HSBC e Submarino, e apoio de Visa, Anhembi, Prefeitura da Cidade de São Paulo e Ministério da Cultura.

Dois países serão homenageados nesta edição: o Japão, em razão do centenário da imigração, e a Espanha, pela realização da sétima edição do Congresso Ibero-Americano de Editores na véspera da Bienal.

São 350 expositores nacionais e estrangeiros reunidos em 70 mil m² do pavilhão do Anhembi, representando mais de 900 selos editoriais. A expectativa é de que mais de 800 mil pessoas visitem os onze dias da feira.

13 de agosto de 2008

Trailler do filme SAVE ME - Blog e-Urbanidade

Ele vai morar numa comunidade para deixar as drogas e se tornar ex-gay. Perfeito? Não, lá Marc se apaixona por um outro interno. Esse o tema do filme que chega em setembro ao Brasil, Save Me. Veja o trailler.


12 de agosto de 2008

Psicanálise & Literatura - Blog e-Urbanidade

Pra quem curte um programinha cultural, nesta quarta-feira tem um que vale a pena. No CCBB acontece mais uma edição do Psicanálise & Literatura.

O programa é voltado à discussão da teoria psicanalítica, que mudou a forma do homem enxergar a si mesmo e o mundo, e da literatura universal, representada por alguns dos maiores autores de todos os tempos: Sófocles, James Joyce, Hilda Hilst, Edgard Allan Poe e Machado de Assis.

O tema deste mês é como a Teoria Freudiana Vê o Feminino? Como a sexualidade feminina se expressa na obra de algumas de nossas autoras, em especial na prosa poética e irreverente de Hilda Hilst?

Para debater esses tema, a psicanalista Daniela Chatelard e a escritora Mariana Colasanti se encontram no CCBB para o terceiro debate da série, com mediação do querido amigo, escritor e jornalista Sérgio Maggio.

Estarei lá.

Escolhas de gôndola de mercado - Crônica - Blog e-Urbanidade

Eu nunca fui lá um exemplo de pessoa. Reconheço que tenho em mim uma dúvida constante. Se tomo sorvete de abacaxi ou de flocos já foi uma questão de outrora. Desisti do abacaxi e passei a gostar de flocos, mesmo de vez em quando não resistido ao primeiro.

Talvez você pense, o que tem a ver o sabor do sorvete com as escolhas da vida? Que coisa maluca! Mas têm momentos que esta é a questão da vida da gente, por exemplo, quando estamos à frente da gôndola no mercado. Não é? Daí, não se pensa, busca no paladar a escolha daquele dia.

Têm horas que as decisões são mais complicadas ou têm momentos que a gente precisa aprender a não decidir nada. E ai a gente pensa, ah! se tudo na vida fosse como a decisão do sorvete de abacaxi ou flocos. Mas uma coisa é parecida, não dá para escolher apenas pela cabeça, é preciso do desejo, do gosto e dos sentidos.

É preciso aprender a fazer decisões na vida como se faz na gôndola do mercado.

3 de agosto de 2008

Samantha Schmultz no You Tube - Diversão na certa - Blog e-Urbanidade

Eu sou da turma que não saí de casa sem ver Lady Kate. Porém, veja esta participação Samantha Schmultz no Jô Soares. Ela faz o Juninho Play, mas aqui ela faz uma imitaçao divertida de uma paulistana. Imperdível o Cú!
Agora veja ela aí, com a caneta bic. Um cara tentou pegá-la na boate e ela respondeu... Ops, veja ai, mais divertido.
E agora veja a Fátima, a cantora de churrascaria.
E pra terminar, imitando Maria Rita. Engraçadíssimo.

2 de agosto de 2008

Uma vida inventada - Maitê Proença - Blog e-Urbanidade


Ando ficando cada vez melhor na capacidade de ler vários livros ao mesmo tempo. Desta vez cheguei a quatro ao mesmo tempo. Hoje passei pela gôndola da livraria e não resisti a mais uma compra. O novo livro de Maitê Proença, Uma Vida Inventada – Memórias Trocadas e Outras Histórias.

Estou ainda no capítulo 1 e é simplesmente uma delícia de ser lido. Já havia gostado bastante do outro livro dela. Veja alguns trechos dessa primeira parte.

Na verdade, sou magnífica nas situações de impacto, mas me enrolo vergonhosamente com as minúcias do dia-a-dia. E a vida é feita do corriqueiro.

Identifiquei com isso. Esse sou eu! Perfeito para as grandes coisas, mas incapaz de sobreviver nos pequenos detalhes.

“...para aprender que não se morre de intensidade. Morre-se, ao contrário, pelo embrutecimento.”

Vivemos com medo de se viver intensamente. Sentir um amor ou uma grande amizade. Nos protegemos o tempo todo. Daí, nos embrutecemos. Assim, realmente morremos! Isso tem haver com a tal rejeição que andei falando por aqui, dia desses.

A gente gasta um tempo danado seduzindo os outros. É uma espécie de vício que se aprende quando criança e que vamos sofisticando ao longo da vida.

Olha só isso. E não é verdade que a gente passa a vida de mostrando. É um exibicionismo diário! Como vivemos assim?

Leia!