CURTA NOSSA FAN PAGE

30 de agosto de 2008

Mostra Cinema Global, Cinema Mundial - Blog e-Urbanidade

Para quem está no Rio, aproveite a mostra que que acontece na UFRJ. É uma boa oportunidade de pensar a experiência da globalização como memória, afeto e cotidiano, espaço de conflitos e diálogos, a partir de pontos de vista de diretores originários da África, China, França, México ou Brasil.

Vamos à programação:

De segunda a sexta-feira, 19h às 22h Salão Moniz de Aragão - FCC/ UFRJ
Entrada franca.
Filmes exibidos em DVD e vídeo, com imagens ampliadas.
Apresentação do professor Denilson Lopes.

1/9 - A Vida sobre a Terra (Mali/França, 1998, 66 min), de Abderrahmane Sissako, falado em várias línguas, com legendas em inglês.
A tristeza com o imobilismo africano contrastando com a dor do exílio é o tema de "A Vida sobre a Terra". Na noite de ano novo do ano 2000, Abderrahmane Sissako, cineasta mauritano que mora na França, volta a Sokolo, um povoado no Mali, para ver seu pai. Sissako está desiludido e quer filmar a vida em Sokolo. Ele chega ao povoado, troca de roupa, monta numa bicicleta e sai passeando pelas ruas, pelos campos, pelos espaços abertos, vai aos correios. Encontra-se com Nana, uma mulher que também está de visita ao lugar. Algo não muito palpável e muito vivaz se desenvolve entre eles, enquanto a vida continua no povoado.

2/9 - Nós que aqui estamos por vós esperamos (Brasil, 1998, 73 min), de Marcelo Marzagão, sem diálogos, com intertítulos em português.
Com imagens de arquivos, extratos de documentários e de algumas obras clássicas do cinema, o filme faz uma retrospectiva das principais mudanças que marcaram o século XX, retratando tanto os personagens que entraram para história, como homens comuns que em seu cotidiano também fizeram a história desse século. Arte e guerra, sonho e realidade, vida e morte. Um aparente antagonismo que se funde para retratar o século XX, no contexto que se inicia com a Primeira Guerra Mundial.

3/9 - O Mundo (China, 2004, 105 min), de Jia Zhang-Ke, falado em várias línguas, com legendas em inglês.O Mundo é um parque temático em Beijing, com representações de famosos símbolos do mundo, como a Torre Eiffel e a Torre de Pisa.
Esse lugar é visto, no filme, através dos olhos de alguns de seus trabalhadores, pessoas solitárias, um pouco desiludidas com a vida. Encontramos, entre outros, a bonita dançarina Tao, e Taisheng, um segurança apaixonado por ela.

4/9 - O Intruso (França, 2004, 130 min), de Claire Denis, falado em várias línguas, com legendas em inglês.
Louis Trebor, um homem de quase 70 anos, mora sozinho, somente com cachorros, em uma floresta perto da fronteira entre França e Suíça. Ele tem problemas de coração, procura um transplante e vai atrás de seu filho, que mora no Tahiti.

5/9- Babel (França/EUA/México, 2006, 143 min), de Alejandro González Iñarritu, falado em várias línguas, com legendas em português.
São quatro histórias que acontecem no Marrocos, Tunísia, México e Japão. O filme começa com uma tragédia, envolvendo um casal recém-casado em férias, ligada de forma sutil às outras histórias desenvolvidas no filme.

O evento é promovido pelo prof. Denilson, conhecido pelo trabalho em Brasília e na UnB, e agora, está lá na UFRJ. Ele faz um trabalho interessantes sobre a homocultura. É um dos grandes pesquisadores da área no país. Vão lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.