CURTA NOSSA FAN PAGE

27 de março de 2017

Eu, Daniel Blake - um filme para entender a crueldade da burocracia - Blog e-Urbanidade

I, Daniel Blake
Como sofrem os ingleses das classes desfavorecidas, hem? Lastimável perceber que naquele país existe uma burocracia infernal caso você precise acessar o governo para receber algum benefício! Burocracia burra e bárbara! No Brasil não é nada assim, certo?

Eu. Daniel Blake conta a história desse sujeito que é um trabalhador ativo impedido a continuar a trabalhar após um ataque do coração. Assim, começam suas andanças e longas esperas em ligações telefônicas diante das exigências do sistema inglês para continuar a receber o benefício. Lá pelas tantas ele conhece Katie, outra vítima da burocracia dos benefícios governamentais. 

O diretor Ken Loach não tem grandes preocupações estéticas com o filme. Sem cortes e movimentos de câmeras espetaculares, a história é contada de forma realista e seca. Nem mesmo a sonoplastia tem a preocupação de dar ritmo as cenas. O roteiro e o poder desse escândalo são os grandes trunfos da película. 

O filme que concorreu ao Oscar de Melhor Filme em 2017 é, na verdade, uma grande crítica ao mundo moderno e sua crueldade, principalmente, com os menos favorecidos ou, porque não dizer, com qualquer pessoa que precise parar de trabalhar por problemas de saúde. O capitalismo pode ser tirano! Essa é a grande verdade mostrada por Daniel Blake. 

Na minha opinião é um filme que deve ser visto por todos que trabalham com gestão de pessoas, em departamentos pessoais ou recursos humanos. Ah!, e sem dúvida por funcionários públicos. É possível nos tornarmos frios com a desgraça alheia quando apenas servimos ao sistema vigente. Muitos blakes estão por ai e pode ser qualquer um de nós, a qualquer momento.

Vejam e percebam o quanto nosso mundo anda cruel!

Segue o trailer de Eu, Daniel Blake

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.