CURTA NOSSA FAN PAGE

30 de março de 2017

Dietas: dois livros para acabar com as restrições e ser feliz - Blog e-Urbanidade

Nos últimos tempos li (e reli) duas obras que têm algumas coisas em comum: o drama de quem faz dietas inacessíveis, a adoração ao corpo perfeito e que é possível ter um corpo saudável e feliz sem as restrições alimentares de todo o tipo. Reli do psicólogo falecido no final de 2016, Flávio Gikovate, Deixar de Ser Gordo (2005 - MG Editores), e li O Peso das Dietas - Emagreça de Forma Sustentável (2014), da nutricionista e PhD Sophie Deram.

Os dois profissionais e escritores têm experiências e conhecimento de sobra para ir na contramão de toda a indústria das dietas e do corpo perfeito. Tata-se de análises importantes da necessidade de perceber o corpo e a mente como grandes vítimas de todas as restrições alimentares para se ter um shape magro. Indo do infindável efeito sanfona aos reflexos no cérebro e psiquê.

Deixar de Ser Gordo investe nas questões psicológicas que envolvem o foco na balança. Seu corolário é que é possível estar no peso sem se preocupar com as restrições. Na verdade, Gikovate aposta que quando o cérebro para de se procurar com isso, entra em equilíbrio e é possível não engordar. Se não restringe a alimentação e pode-se comer tudo quando tem vontade, e com moderação, nunca vai cair como louco sobre um prato de macarrona ou um pote de sorvete.

Já Sophie traz grandes experiências acadêmicas colhidas em diversos países. Aliás, devo dizer que encontrei o livro na gôndola de uma livraria e já matei o primeiro capítulo ali mesmo. Além de acreditar na super valorização de um corpo impossível de se conseguir de forma saudável, são apresentados alguns pressupostos para começar uma nova relação com o seu peso. Sim, partindo da premissa de não fazer dietas e contar pontos. Ela ainda termina o volume com várias receitas simples (e normais!) para fazer no dia a dia, pois para seu "método" cozinhar em casa é fundamental.

Sinceramente, gostei muito do que li, mas ainda me pego perdido na prática. Como é possível emagrecer sem as dietas restritivas e regras, diante do modelo mental já construído pelo corpo e mente durante tantos anos?

Eles dizem que é possível e dão exemplo. As receitas de O Peso das Dietas são comuns e nada daquelas coisas impossíveis. Tem até sobremesa, tipo sorvete e chocolate!

Tenho seguido Sophie pela internet e visto se entendo melhor tudo isso, mas tanto ela como Gikovate parecem libertadores nessas duas obras. Recomendo muito ler e, quem sabe, encontrar um ponto de equilíbrio entre saúde e alimentação.

Boas leituras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.