CURTA NOSSA FAN PAGE

18 de agosto de 2008

Feira do livro em Brasília - Blog e-Urbanidade


Enquanto acontece em São Paulo a Bienal do Livro, chega em alguns dias, aqui na terrinha, a Feira do livro. Veja ai o release:

Oferecer aos seus visitantes a oportunidade de acesso a vasto acervo literário e aos mais importantes autores nacionais e internacionais, estimulando o hábito da leitura entre os brasilienses. Esse é o objetivo da 27ª Feira do Livro de Brasília, que acontece entre os dias 29 de agosto e 7 de setembro, na área externa do Pátio Brasil Shopping, e traz como lema “Palavras mudam o mundo”.

Escritores estrangeiros e do país estarão presentes na feira para lançar livros, falar sobre suas publicações, bater um papo com o público e debater temas como “Direitos Humanos”, “Ano do Planeta”, “Meio Ambiente”, “1968”, “Ano das línguas” e “Reforma Ortográfica”.

Um dos nomes confirmados para 27ª Feira do Livro de Brasília é o do jornalista e escritor Laurentino Gomes, um paranaense de Maringá que possui trinta anos de profissão e já trabalhou em importantes veículos de comunicação do país. Em 2007, Gomes lançou o livro “1808” (Planeta, 2007), resultado de dez anos de investigação jornalística, que busca resgatar e contar de forma acessível a história da corte lusitana no Brasil e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás.

A combinação do nome de sua mãe, Zizinha, com o de seu pai Geraldo, fez surgir Ziraldo, reconhecido internacionalmente por suas ilustrações e publicações. Além de pintor, ele é jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista, escritor e colecionador de piadas. Ele estará presente na feira para lançar o livro “O menino do planeta Urano”. Suas obras “O menino da Lua” e “A menina das estrelas” também estarão disponíveis para venda durante o evento.

O escritor Guilherme Fiúza também é presença garantida na feira. Ele é o autor de “Meu Nome não é Johnny” (Record, 2003), que retrata a história de João Guilherme Estrella, um típico jovem da classe média, inteligente e simpático, que era adorado pelos pais e popular entre os amigos. No início dos anos 1990, se tornou o rei do tráfico de drogas da zona sul do Rio de Janeiro. Investigado pela polícia foi preso e seu nome chegou às capas dos jornais. Sua história revela sonhos e dramas comuns a toda juventude.

A argentina Ana María Shua, autora de “A morte como efeito Colateral” (Globo, 2004) e “O livro da sabedoria Judaica” (Relume Dumará, 2005), também estará na 27ª Feria do Livro de Brasília para falar sobre suas publicações, que já passam de 40 obras. Nascida em Buenos Aires, a escritora já recebeu prêmios nacionais e internacionais por suas publicações infanto-juvenis.

O homenageado desta edição é o poeta amazonense Thiago de Mello, que estará presente no evento. Thiago chegou a cursar Medicina no Rio de Janeiro, antes de abandonar o curso para brilhar na poesia, buscando curar outros tipos de doenças, como a alienação popular para questões como direitos humanos, ecologia e paz mundial. Sua vida e obra tornaram-no digno do título de Notável, concedido pela UNESCO. Na feira Mello lançará o livro “ABC da Floresta”, orientado para o público infantil e que será distribuído gratuitamente na feira.

A programação do evento ainda contará com palestras, sessões de autógrafos, mini-conferências, seminários, jornadas, oficinas, exibição de curtas-metragens, café literário com autores convidados, debates, saraus poéticos, apresentações teatrais e de cordéis.

Parceiros e apoiadores - A 27ª Feira do Livro de Brasília conta com a parceria e apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Distrito Federal, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, do Governo do Distrito Federal, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Biblioteca Nacional, do Museu da República, do Instituto Camões, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), do Ministério da Cultura, do Ministério do Meio Ambiente, do Ministério da Educação, do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Ministério do Turismo, do Ministério das Relações Exteriores, da Biblioteca Nacional, do Museu da República, do Serviço Social do Comércio (SESC), da Central Única das Favelas (Cufa).

Sobre a Feira do Livro de Brasília – Atualmente, a Feira do Livro de Brasília é um dos maiores eventos literários da região Centro-Oeste. Em sua primeira edição, em outubro de 1982, a Feira já dava sinais de que se tornaria uma referência entre livreiros, bibliotecários, editores e os leitores de diferentes partes do Brasil. Em 2007, mais de 500 mil pessoas passaram pela Feira do Livro de Brasília, participando de atividades culturais, oficinas, palestras, workshops e apresentações teatrais e musicais. Em 26 anos de história, a Feira do Livro de Brasília se caracterizou por movimentar o mercado editorial e de livros do DF. A cada ano o evento vem ampliando sua participação social e solidária como difusora do hábito da leitura entre crianças, adolescentes e adultos.

O que: 27ª Feira do Livro de Brasília
Local: Área externa do Pátio Brasil Shopping
Quando: 29 de agosto a 7 de setembro
Quanto: Entrada Franca
Quem promove: Câmara do Livro do Distrito Federal (CLDF)
Informações: (61) 3344-6821

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.