CURTA NOSSA FAN PAGE

8 de julho de 2017

Filme holandês Boys disponível no NetFlix - Blog e-Urbanidade

Filme holandês - Boys
O fato é que Boys (Jonges - disponível no Netflix) não é um daqueles filmes contundentes sobre a "descoberta" do interesse homoafetivo de um garoto pelo seu amigo. Mesmo que o estranhamento e a crise pessoal estejam ali, a diretora holandesa Mischa Kamp, nessa produção para a televisão, aposta em um ritmo lento, com paciência e foco nos detalhes para apresentar a trajetória de Sieger (Gijs Blom).

Boys parece beber de duas fontes brasileiras sobre o tema, inclusive com personagens na mesma faixa etária: Hoje Eu Quero Voltar Sozinho e Beira-Mar. Aliás, a estética do filme holandês lembra muito esse último longa-metragem brasileiro.

Boys é um filme curto, 78 minutos, mas consegue apresentar bem a história dos dois garotos e a relação familiar de Sieger, sem sobressaltos. Este parece ser o ponto alto do longa-metragem: a delicadeza em tratar a homoafetividade na adolescência. Por outro lado, a crítica especializada não gostou muito desse tom suave.

Mesmo assim, o filme tem bons elementos como produção. Os diálogos são bons e o uso de imagens e detalhes de rostos e acontecimentos fazem do roteiro um bom exemplo de uma obra audiovisual. Por exemplo, a cena em que o pai está sentado, arrasado, após o filho mais velho dizer que o odeia é tocante e consegue dizer tudo, sem nenhuma palavra (e até mesmo lágrima).

Vale assistir Boys pela qualidade cinematográfica perceptível nas imagens e na forma de contar a história. Mesmo que o roteiro aposte em um tom delicado, não deixa de fora o drama de um adolescente se perceber atraído por outro amigo. E sem querer fazer spoiler, a última cena me lembrou muito a sequência final de Hoje Eu Quero Voltar Sozinho.

Está disponível no Netflix e não deixe de ver. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.