CURTA NOSSA FAN PAGE

11 de junho de 2017

Laerte-se (NetFlix) - documentário sobre diversidade - Blog e-Urbanidade

Igualdade e pluralismo são dois ícones da universalização dos direitos fundamentais das últimas gerações, claramente perceptível nas produções de sua época. Enquanto os anos 80 e 90 muitas criações traziam a questão do direito da mulher (por exemplo, a série brasileira Malu Mulher de 1979 - Globo), os anos 2010 trazem bons shows sobre a questão da diversidade de gênero em produções como Laerte-se (NetFlix) e Transparent (Amazon Prime Video).

Laerte-se na NetFlix

Disponível no NetFlix, Laerte-se,  realizado por Eliane Brum e Lygia Barbosa da Silva, é um olhar delicado e intimista sobre as transformações do cartunista Laerte Coutinho. É notória, principalmente pela mídia, a mudança do artista desde os anos 2005, com a morte do seu filho, em se vestir como mulher.

O que o documentário deixa muito claro é que esse novo reconhecimento de Laerte é, antes de mais nada, uma construção pessoal, sem muitas certezas e cheia descobertas diárias. Não existe na tela um cartunista construído e finalizado, muito pelo contrário, ele escancara alguns medos, traumas e até certezas feitas por caminhos nada lineares.

A documentarista de Laerte-se não tem a preocupação de ser invisível na tela. Sua interação expõe um clima de bate papo com o cartunista.

Além da exposição do caminho e do estranhamento do artista desde sua infância até a sua exposição como travesti aos sessenta anos de idade, nas relações familiares entre pais e filhos, o documentário aponta para temas diversos, como a arte, o momento político (impeachment de Dilma), os movimentos LGBT(x) e sua relação com a mídia.

Pode-se sinalizar para dois pontos altos da produção, como o paralelo feito entre a narrativa documental e os cartoons de Laerte, na transformação do seu personagem Hugo em Muriel em suas tiras. E, por fim, as cenas da nudez de Laerte deixando exposta a questão do que seja ser mulher, ou seja, é uma questão de autorreconhecimento ou está ligada aos órgãos genitais?

Vale a pena assistir para quem busca compreender melhor os caminhos e as dificuldades inerentes na questão de gênero de forma documental e realista.

Durante a semana postarei sobre Transparent, disponível no Brasil pela Amazon Prime Video

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.