CURTA NOSSA FAN PAGE

16 de abril de 2014

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho - Blog e-Urbanidade

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho foi praticamente elogiado em todos os jornais e revistas que acompanhei nos últimos dias. Tratando da história de um adolescente cego em busca da sua identidade, inclusive sexual, o filme é leve e propõe contar todo esse amaranhado de sentimentos numa estética limpa e leve.

Cena do filme
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho
Para dizer a verdade, o plot do roteirista e diretor Daniel Ribeiro tem um viés romântico, por isso até mesmo os dramas e conflitos são atacados de forma pontual, sem aprofundar. Isso pode parecer um filme raso, mas, na minha opinião, acaba se tornando um ponto forte do roteiro. Com certeza, alguns mais panfletários vão até dizer que o filme seja um pouco covarde, chapa-branca, mas como o argumento é o de contar sobre o primeiro beijo de um adolescente, seja lá com quem for, o resto é recalque - já diria nossa sábia Popozuda.

Leonardo (Guilherme Lobo) é o melhor amigo de Giovana (Tess Amorim) até que um dia entra na sala de aula Gabriel (Fábio Audi), garoto que vem do interior e que Leo se apaixona. A simplicidade do roteiro e os conflitos comuns de adolescente nos faz sentir, de repente, na puberdade de novo, sofrendo com aquelas bobagens e conflitos naturais daquela idade.

Gostei de quase tudo do filme: roteiro, cenografia, proposta estética, fotografia, maquiagem, direção e sonoplastia. Fiquei um pouco incomodado com a cenografia e figurino datado de anos oitenta e noventa, por exemplo, na festa da turma e em boa parte das internas. Também, algumas cenas ficaram sem naturalismo, do tipo: um espera a deixa para falar.

Recomendo comparar as cenas em que o colega pentelho pergunta se Leonardo e Gabriel estão namorando, no meio do filme e na penúltima cena: pessoas bem resolvidas se dão de forma diferente com os seus conflitos.

Também recomendo assistir a versão do filme em curta-metragem, primeira proposta do roteirista e diretor para o argumento. Já tinha visto e gostado muito, também.


Bom filme!

Minha opinião
:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.