CURTA NOSSA FAN PAGE

21 de janeiro de 2013

GIANE - Vida, Arte e Luta - Blog e-Urbanidade

Giane - Vida, Arte e Luta
Reconheço que ao ler no jornal que seria lançada uma biografia de Reynaldo Gianecchini fiz muita piada e soltei até mesmo pelas redes sociais. E como o destino trata de nos aprontar umas poucas e boas, entre os presentes de Natal estava o dito cujo, intitulado Giane - Vida, Arte e Luta. Achei que a tarefa não seria das mais agradáveis, mas parecia uma leitura providencial em época de férias e que ainda se está tentando entrar no ritmo. Muito bem, puro engano, já nas primeiras páginas, acabei sendo envolvido pela história do tal rapaz de Birigui, SP, que fez, e faz, sucesso na Rede Globo.

Escrito pelo competente jornalista, Guilherme Fiuza, ele conseguiu trazer a limpeza dos textos jornalísticos para uma história que tem como objetivo, também, emocionar. Com a missão de escrever o livro em pouquíssimo tempo, justificado no prefácio, o autor consegue construir uma obra sincera, mesmo sabendo que maior objetivo da editora Sexteto era, sem dúvida, vender e ganhar rios de dinheiro com a história desde galã.

Portanto, Fiuza não chega a ser tão hábil como um Ruy Castro, mas, sinceramente, isso era querer demais diante do tempo curto. Mas, constrói muito bem uma história sensível, com uma narrativa não linear, o que normalmente deixa as biografias mais interessantes.

Também, não vamos ser hipócritas, todo mundo gosta de dar uma olhadinha na vida das celebridades. E ficar próximo de momentos íntimos de alguns deles, sempre fascina e faz vender quilos e quilos de revistas semanalmente.

Giane - Vida, Arte e Luta não explica grande parte das curiosidades que temos sobre a vida do moço. O objetivo do livro - e isso é deixado claro por Fiúza - é contar a história daquele rapaz que tinha o sonho de conquistar o mundo e, de repente, foi freado por uma doença fatal e que, por muito pouco, não o levou de vez. Por isso, explicações sobre sua sexualidade, o cotidiano da Rede Globo, casos de amor - com exceção do romance com Marília Grabriela - e muitas outras bisbiolhetices não estão lá.

Se Giane tem um defeito é a horizontalidade da história, sem mergulhar nos dramas e na realidade ali expostas, mas, pra dizer bem a verdade, gostei do livro e recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.