CURTA NOSSA FAN PAGE

15 de agosto de 2012

Guia Politicamente Incorreto da Filosofia - Blog e-Urbanidade

Guia Politicamente Incorreto
da Filosofia
Há muito tempo não lia um livro tão cheio de personalidade e contundente em opiniões e teorizações sobre o mundo moderno. Guia Politicamente Incorreto da Filosofia do Luiz Felipe Pondé faz parte da Série Guia Politicamente Incorreto lançados pela editora LeYa. O autor eu já conhecia das suas colunas (que sempre leio) na Folha de São Paulo e é também doutor em filosofia pela USP (Universidade de São Paulo) e pela Université de Paris 8.

Fui fisgado pelas críticas incisivas do autor ao mundo do politicamente correto em proteger suas minorias e  análise corajosa de algumas instituições, como a universidade. Pra dizer bem a verdade, li tudo em duas ou três sentadas, até porque o livro apresenta suas ideias a partir de textos curtos, sempre focando em algum tema específico.

Para entender melhor o que estou dizendo, decidi selecionar alguns trechos para exemplificar as ideias do autor:

... é a percepção de que alguns poucos capazes são sempre responsáveis pelo mundo” (pag. 38) 

" ... a igualdade ama a mediocridade” (pag. 42)

“... inteligência no homem é como dinheiro, uma forma de potência. O homem apenas precisa da beleza da mulher e, se a amar, da sua fidelidade” (pag. 87)

Não há nada de se esperar da universidade” (pag. 101)

 “Outro tipo mentiroso e politicamente correto é o ‘artista’. As artes plásticas contemporâneas ajudam muito para isso, na medida em que gente que não sabe desenhar pode ser artista figurativo.” ( pag. 101)

Somos basicamente covardes porque a vida é basicamente infeliz”. (pag. 174)

A praga do politicamente correto deve ser combatida não porque seja bonito dizer piadas racistas (não é), mas porque ela é um instrumento de (maus) profissionais da cultura, normalmente gente mau-caráter, fraca intelectualmente, pobre e oportunista, para aniquilar o livre ‘comércio das ideias’ ao seu redor, controlando as instâncias de razão pública, com universidades, escolas, jornais, revistas, rádio. TV e tribunais”. (pag. 215)

 “... escritor francês Bernanos: ‘Os homens são como nozes, só revelam o seu melhor quando são esmagados’. O valor a vida se arranca das pedras” (pag. 223)

Pondé é colunista da Folha e professor da USP
O ponto alto do livro são as discussões sempre embasadas em aspectos filosóficos, porém, em alguns momentos, percebi que o autor não se aprofunda muito nas questões, parecendo apenas um questionador do status quo. Não que isso seja ruim, mas parece que Pondé é capaz de criticar e não de apontar para uma saída para tudo. Senti falta em ir fundo em alguns temas.

A grande verdade é que a sociedade brasileira vem mesmo sofrendo com essas falácias dos que defendem o tal politicamente correto e, como consequência, nossa sociedade anda ficando puritana demais, quase como nos Estados Unidos que derrubam políticos porque dormiu com fulana ou fulano de tal. Ao mesmo tempo, Pondé me colocou numa saia justa: como podemos pensar na inclusão de grupos minoritários sem cairmos na discussão do politicamente correto? Não sei definir o limite e acho que o autor não aponta para isso também.

Guia Politicamente Incorreto da Filosofia é um livro a ser colocado na sua lista de novas compras, pois o levará a uma reflexão sobre o mundo atual e, se tiver sorte, encontrar um amigo para discutir alguns assuntos. Também sugiro como presente. Sabe aquele aniversário que você tem e procura um presente? Se seu aniversariante for um sujeito que gosta de uma boa leitura, recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.