CURTA NOSSA FAN PAGE

3 de julho de 2017

Imortais - peça de teatro - Blog e-Urbanidade

Imortais em cartaz no Sesc Consolação
Foto: Divulgação SESC
Fazer a coberta d´alma é uma cerimônia açoriana, presente também no Sul do Brasil, em que se veste um convidado com as roupas do falecido, servindo suas comidas preferidas e chamando-o pelo nome. Acredita-se que assim a alma finalmente pare de perambular pela terra e siga seu caminho ao além. Tal costume é o ponto de partida da peça do dramaturgo Newton Moreno (Maria do Caritó), Imortais, em cartaz no Sesc Consolação até 30/07/2017.

A potente dramaturgia de Newton mais uma vez embarca em um espaço ficcional onde a tradição emperra e cria padrões extremamente rígidos de convivência e relacionamentos. Imortais conta a história da Mãe (Denise Weinberg) que pretende fazer a coberta d´alma do marido que, segundo ela, ainda perambula pela terra. Sem alguém para ajudá-la, o retorno da Filha (Michelle Boesche) após seis anos distante de casa expõe a difícil relação entre elas.

Com direção de Inez Viana, a estética do espetáculo reflete a solidão dos personagens. Figurino, sonoplastia, visagismo e iluminação constroem um universo épico com a formação de um volume a partir de um tablado em perspectiva, onde está o cemitério que recebe os membros da família.

A criação dos personagens e o jogo de interesses construído na relação da tríade em cena revelam a plasticidade do destino e daquilo que poderíamos chamar de verdade. Dessa forma, a dramaturgia aposta na relação familiar como o grande desencadeador da complexidade humana.

Como a tradição e a incapacidade de se colocar no lugar do outro presente no discurso de Mãe e Filha distanciam, o terceiro personagem transexual (Noivo - Simone Evaristo) parece ser o único capaz de construir a ponte entre essas duas pontas.

Denise Weinberg consegue apresentar uma mãe amarga, mas extremamente real. Obviamente texto e direção corroboram para a construção de uma personagem multifacetada e fica-se, mais uma vez, evidente o grande talento da atriz em assumir personagens complexos (As Criadas, O Testamento de Maria)

Também é preciso dizer que Michelle e Simone assumem com muita competência seus personagens. Incomoda, em poucos momentos, o tom empostado de algumas falas, mas aceitável tanto devido ao universo construído pela direção como pela própria linguagem proposta pelo dramaturgo.

Não tenho dúvida que estamos diante de uma das grandes realizações teatrais de 2017, aqui em São Paulo. Imortais reúne um dos mais competentes dramaturgos brasileiro da nossa geração, em uma direção e qualidade técnica impecável, com um elenco maduro e talentoso. Simplesmente, é imperdível o que está sendo apresentado no Sesc Consolação.

IMORTAIS
Sesc Consolação
Rua Dr. Vila Nova, 245.
6ª, sáb., 21h, dom., 18h.
R$ 40 / R$ 20.
Até 30/7/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.