CURTA NOSSA FAN PAGE

19 de fevereiro de 2017

Estrelas Além do Tempo - Blog e-Urbanidade

Estrelas Além do Tempo
Aproveitei o fim de semana para prosseguir na maratona de assistir os filmes que concorrem ao Oscar 2017, assim vi dois que são inspirados em fatos reais, Lion e Estrelas Além do Tempo, e vou começar por esse último.

A escolha é quase óbvia por contar a história de três matemáticas negras ao colaborar com a Nasa ao enviar seu primeiro foguete ao espaço. Assim, a história é cheia de boas referências para nós matemáticos, tais como o nascimento da Matemática Moderna, a criação do primeiro computador IBM, a linguagem Fortran - que eu aprendi na minha graduação - e muita geometria analítica.

Na verdade tudo isso pode ser desprezado para gostar de Estrelas Além do Tempo. Com uma história de superação, principalmente dos direitos civis dos negros em plena Guerra Fria, a película usa de todos elementos de um roteiro melodramático e perfeitos para um domingo à tarde.

Mesmo sendo um filme muito gostoso de ver, concorrer ao Oscar de Melhor filme é muito, na minha opinião. Está lá por reunir bom elenco, roteiro regular e a busca da academia em valorizar filmes com negros depois de toda a polêmica do prêmio em 2016. Nem como melhor roteiro adaptado deve levar. Também Octavia Spencer concorre a Melhor Atriz Coadjuvante e não merece tanto, ela faz o seu personagem de sempre.

Mas recomendo, muito!, até pelo estranhamento que temos ao encontrar as questões raciais no universo americano e, quem sabe, as pessoas possam entender que o mais importante na sociedade atual nem sempre é de concordar com isso ou aquilo, mas em garantir direitos civis e iguais para todos.

Quando a legenda subiu não pude deixar de dizer que adorei o filme. Mesmo retratando um drama racial tão forte, momentos cômicos dão certa leveza e um tom nonsense para, por exemplo, os banheiros separados para brancos e negros. Também vale pelas boas cenas da cantora Janelle Monáe e a boa interpretação de Taraji P. Henson como protagonista.

Para finalizar, o diretor Theodore Melfi mesmo não tendo grandes filmes na sua filmografia, assina o roteiro de um filme que assisti o trailer e achei bem interessante - Despedida em Grande Estilo - que reuni nada mais nada menos que Morgan Freeman, Michael Caine, Alan Arkin. Entra no circuito brasileiro em abril.

Não deixem de ver Estrelas Além do Tempo.

Um comentário:

  1. Eu amo ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar filmes baseados em livros. Também adorei 7 Minutos Depois da Meia Noite é um dos melhores filmes sobre livros, porque tem toda a essência do livro mais sem dúvida teve uma grande equipe de produção. É muito inspiradora, realmente a recomendo.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.