CURTA NOSSA FAN PAGE

25 de março de 2015

Livre - o filme - Blog e-Urbanidade

Livre com Reese Witherspoon
Existem algumas fases da vida em que a gente vai sendo levado pela enxurrada dos acontecimentos. Alguns até triviais demais, pois me impressiona a força dos problemas pequenos, do tipo "água mole pedra dura, tanto bate até que fura".

São acontecimentos assim que podem, por exemplo, destruir uma vida ou uma relação. Mas, o que importa é sair destes buracos que somos levados e nem percebemos diante da rotina. Com esse mote, o filme Livre com Reese Witherspoon, nos apresenta uma personagem que encontra em uma longa caminhada, de mais de 900km, a sua saída (ou expurgo).

De cara parece que o filme vai ser um tédio, mas não foi isso que aconteceu assim que as primeiras cenas apareceram. Os flash-backs vão nos ajudando a construir a história pregressa da heroína que vai se humanizando e deixando de ser tão forte como parece ser.

Cheryl não é uma moça ingênua, até mesmo por isso é capaz de se safar de algumas situações complicadas durante o trajeto. E carrega consigo o próprio inferno pessoal, movido pela doença terminal da sua mãe e das suas relações amorosas.

Lá pelas tantas, quando Cheryl chega no seu destino final, acontece a redenção daquela personagem humanizada e não mais a heroína da primeira cena (forte ao tirar uma unha quebrada do pé) desconstruída por um roteiro eficiente.

Todos nós temos um pouco de Cheryl e precisamos, de alguma forma, encontrarmos o nosso jeito de expurgar os erros ou de nos melhorar. Lá pela década de oitenta falávamos em "nos encontrar" e mesmo que isso não seja fácil, é necessário.

Tive muita vontade de encontrar uma longa caminhada para seguir, mas o grande trunfo de Livre é que não importa sair por ai, pois o inferno está dentro de nós. Aquela moça e todas as suas conturbadas relações estavam com ela, em qualquer lugar. O que nos torna realmente livres é a capacidade de olhar pra dentro de si, dar o tamanho certo para as coisas da vida (as boas e ruins). Ser feliz consigo mesmo, assumindo os defeitos e sendo capaz de se perdoar, se achou que errou aqui ou ali.

Espero que gostem do filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.