CURTA NOSSA FAN PAGE

13 de abril de 2015

As Criadas com Grupo Tapa - Blog e-Urbanidade

Clara Carvalho e Denise Weinberg - velha guarda do
grupo Tapa e vivem as duas criadas
O controverso dramaturgo e escritor francês Jean Genet está em cartaz no teatro Aliança Francesa pelas mãos do consagrado grupo Tapa, marcando também a volta da companhia ao espaço no centro da cidade de São Paulo.

A montagem faz parte do projeto Genet em Dois Tempos que contará com dois espetáculos do dramaturgo. A próxima encenação será Explêndidos.

No palco a história de duas criadas e irmãs que vivem na pele a distinção entre classes (da dualidade de oprimido e opressor) e planejam a morte da patroa. Assim, são muitas as artimanhas psicológicas elaboradas por um jogo dramatúrgico, e verborrágico, impressionantemente montado.

As Criadas também marca o reencontro das atrizes Clara Carvalho e Denise Weinberg com o diretor Eduardo Tolentino dentro do grupo Tapa. Tolentino constrói uma montagem em que o palco é a casa de boneca, em que as duas criadas brincam com espelhos e encenações, enquanto experimentam roupas e situações vividas entre elas e a patroa.

Elenco ao lado do diretor Eduardo Tolentino
A cenografia é impecável, com um figurino muito bem assinado. O jogo de espelhos e a iluminação marcam os diferentes momentos das personagens, entre realidade e imaginação, permitindo que as criadas assumam diferentes papéis.

É difícil dizer quem está melhor na montagem, mas fiquei impressionado com a construção da personagem feita por Denise Weinberg. A sua verve cômica em algumas falas humanizam e ironizam a realidade e seu monólogo final, quase ao fim do espetáculo, a faz brilhar em definitivo. 

Obviamente, assim que as luzes apagam, há muito a se pensar sobre a montagem e o que é realidade e imaginação naquele jogo de poder criado tão minuciosamente por Genet e com uma visão inédita proposta pelo diretor e tão bem encenada pelas três atrizes.

Recomendo o espetáculo, que fica em cartaz até 26/04.

Minha Opinião
:)

Serviço: 
Teatro Aliança Francesa
 Rua General Jardim, 182 - Consolação
(11) 3017 5699
Quinta a sábado, 20h30; domingo, 19h.
Quinta e sexta: R$ 20,00 Sábado e domingo: R$ 30,00
A bilheteria abre duas horas antes. Metrô República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.