CURTA NOSSA FAN PAGE

30 de junho de 2014

O Enigma Chinês - Blog e-Urbanidade

O Enigma Chinês
Alberque Espanhol foi um filme marcante para a turma dos chegando ou dos chegados aos quarenta anos. Além de mostrar a efervescência cultural e noturna de Barcelona, mostrava um grupo de jovens que buscava se conhecer e encontrar seu próprio rumo, indo do ponto A ao B. Assim, Enigma Chinês chega aos cinemas com o mesmo elenco principal, mostrando por onde andaram e que para alcançar o ponto B o caminho nem sempre é simples, pode ser um enigma, e chinês.

Xavier (Romain Duris) está se separando de Wendy (Kelly Reilly) e não quer deixar de acompanhar seus dois filhos que deixam Paris e vão morar em Nova Iorque. E lá vai ele, com pouca grana, construir uma nova vida do outro lado do Atlântico. Porém, o que mais incomoda o personagem principal é a incapacidade de criar ou trilhar seu próprio caminho, parecendo estar sempre a mercê das escolhas de outros. Esse ar de crise de meia-idade permeia o filme, trazendo identificação imediata com os vários personagens, mas tudo feito em tom leve e delicioso.

O roteirista e diretor Cédric Klapisch aposta no inverso dos clichês, perceptível já quando inicia o filme: Xavier, homem, deixa tudo para seguir os filhos; Isabelle (Cécile de France), mulher, é capaz de qualquer coisa para satisfazer seu libido. Ou seja, o mundo contemporâneo não é tão simples de se entender quando envolvem relações amorosas ou afetivas, ou, quem sabe, tudo é muito mais simples, sim. Afinal, o que importa é o amor e o carinho entre as pessoas.

Uma das melhores cenas do filme!
São vários os bons momentos de O Enigma Chinês mas a cena de Martine (Audrey Tautou) com os empresários chineses vale, por si só, o ingresso. Uma das sequências mais divertidas e memoráveis do cinema que já vi.

Imperdíveis também as cenas em que Xavier conversa com os pensadores Schopenhauer e Hegel. E o encontro dele com o novo marido de Wendy, John (Peter Hermann), no deslumbrante apartamento de frente ao Central Park. Além de humor inteligente, nos faz relembrar das deliciosas gargalhadas um dia entregues ao Albergue Espanhol.

Gosto da capacidade do diretor-roteirista em criar um filme leve, saboroso, com final feliz, mas mesmo assim sem dar muitas respostas e nos levar a algumas boas e certeiras reflexões a respeito da vida, dos amores e de nós mesmos.

Quem viu Albergue precisa ir. Quem não viu, deve assistir, mas recomendo não deixar de pegar em alguma video-locadora (ou baixar na internet) o filme de 2003. E no mais, bom filme e divirtam-se!

Minha opinião
: D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.