CURTA NOSSA FAN PAGE

27 de agosto de 2012

Equus - o espetáculo - Blog e-Urbanidade


Equus
Não muito animado, fui assistir a versão brasileira do espetáculo Equus em cartaz no Teatro Folha aqui em São Paulo. Destacada pela crítica com boas pontuações e críticas, nos Estados Unidos a peça chamou a atenção por ter o eterno Harry Porter (Daniel Radcliffe ) no papel de Alan, personagem principal e interpretado aqui por Leonardo Miggiorin. E digo já de início, uma atuação excelente.

O texto é original de 1973, foi Vencedor do Tony (o Oscar do Teatro americano) de melhor espetáculo em 1975, Equus estreou por aqui no ano seguinte, com Paulo Autran e Ewerton de Castro. Também virou filme em 78 e levou dois Globos de Ouro, de melhor ator e ator coadjuvante.

O drama psicológico conta a busca de um psiquiatra (Andreato) em encontrar os motivos que levaram um jovem (Miggiorin) a cegar cinco cavalos. A partir daí descortina uma história cheia de interpretações sobre as neurores humanas.

As interpretações são ótimas, incluindo as de Leonardo e de Andreato. Outras boas cenas são acrescentadas em toda história, mostrando a competente montagem e criação dos personagens pela direção. O elenco é bem regular e competente, principalmente, ao assistir durante a semana, com menos de meia casa, foram todos profissionais e se entregaram totalmente aos personagens, como se tivesse lotado.

A nudez masculina e feminina é bem colocada na construção da narrativa, apesar achar não ser necessária no segundo momento, mas é só questão de opinião. A dramaturgia é excelente e Peter Shaffer constrói uma história dramática, com viés psicológico, mesmo pensando ser fácil escrever um suspense quando o autor vai entregando aos poucos os acontecimentos. Já diria algum crítico ferrenho que se trata de uma estratégia injusta com o expectador.

O espetáculo está em cartaz, com preços populares até outubro e vale a pena ser visto. Não tenho mais dúvida disso.

Minha opinião
: )

Serviço: 
Estreou: 6 de abril
Temporada: até 27 de setembro
Horários: quartas e quintas, 21h
 Ingressos*: R$10 (setor 2) e R$20 (setor 1)
 Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
Site da peça, clique aqui
Site do teatro, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.