CURTA NOSSA FAN PAGE

2 de julho de 2012

Casa Cor São Paulo 2012 - a visita

Fui conferir a Casa Cor São Paulo 2012 e, agora, como não sou mais organizador de mostra de decoração sinto-me à vontade para falar e comentar o que vi. O evento que está até julho aberto no Jockey Clube continua sendo um importante marco da decoração e design nacional, mas há muito deixou de ser tão esperado e impactante.

O espaço continua enorme com 106 ambientes, mesmo ter encolhido nessa edição. Muita coisa ruim, mal feita e algumas poucas valem a pena. A pegada do momento, a questão da sustentabilidade, está lá. Muita madeira de reflorestamento e ideias que procuram tratar o tema com seriedade.

Alguns ambientes me deixaram impressionados, pode ser pelo projeto - como é o caso do loft da Debora Aguiar - e outros pela proposta ousada - com  Jun Nakao e a Suíte da Menina de Luís Pedro Scalise. Antes que me esqueça, também o living  em homenagem a Sabrina Satto da Brunete Fraccarolli diverte. É uma daquelas propostas que nunca teremos em casa, mas não deixa de chamar a atenção.

Vi poucas novidades mesmo, como um piso novo, uma tecnologia de ponta... ah, uma coisa aprendi: deixar os vidros quebrados em casa é tendência. Como tinha isso! Poucos profissionais conseguiram usar móveis, vários tipos de materiais e ainda nos deixar com a sensação de aconchego ou de um lugar com cara de se morar. Aliás, com tantos ambientes enormes, as propostas novamente são para pessoas que possuem imóveis enormes, com pé-direito infinito. Portanto, apenas 0,01% da população (da qual não faço parte) pode realmente consumir, os outros tentam usar tudo aquilo nas devidas proporções.

Ouvi dizer que a Casa Cor perdeu muito com a saída das "estrelas" para a Casa Black. Sinceramente, percebo que isso acabou dando uma mexida no mercado, obviamente. Pude ver alguns nomes novos, um evento mais próximo da realidade e para quem também consome decoração. Acho que ainda não chega a atacar a proposta do Morar Mais, mas não posso deixar de dizer que o evento aqui de São Paulo parece ainda estar procurando seu caminho.

Devo ainda dizer que a organização paulista está cheia de falhas. Sinalizo alguns problemas sérios no evento: ambientes mal acabados, recepcionistas em grupo batento papo e percurso confuso e sem ajuda. Entrei em ambientes que parecia estar acontecendo a reunião de atendentes e olha só o tema da conversa: como esse ano a visitação estava fraca. Em outro, perguntei para moça para onde eu devir ir, pra cima, pra baixo... Ela respondeu: - Qualquer lugar. Depois descobri que deixei de ver algumas coisas. Ah, tinha um ambiente que fui passar para o outro lado da bancada da cozinha, tinha caixas e caixas com cara de backstage.

No fim, gostei de ter ido. Reconheço que falta personalidade em muita coisa que vi, mas ainda é um bom lugar para apresentar produtos, tendências e novidades. Se não estiver interessado nisso, fique em casa. Ou vá para o shopping.

Minha opinião :] 

Serviço:
Casa Cor 2012
Data: 29 de maio a 22 de julho de 2012
Local: Jockey Club de São Paulo Av. Lineu de Paula Machado, 1.173 - Cidade Jardim - São Paulo - SP Ornare: www.ornare.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.