CURTA NOSSA FAN PAGE

15 de maio de 2012

Um Método Perigoso - Blog e-Urbanidade

Um Método Perigoso
Aguardava chegar ao Brasil o filme Um Método Perigoso que já comentei aqui em outro post. Na tela a história de Sabina, uma das pacientes de Jung e que se tornou a amante dele por alguns anos.

Não chega a ser um grande filme, com grandes interpretações e uma direção claramente presente. Isso não quer dizer que não tenha muitas qualidades, como uma fotografia bem feita, atores no tom certo e direção que não esconde a história de amor, contida e questionável.

Para quem gosta de psicologia e quer entender as questões que levaram Jung a se distanciar de Freud, que era considerado o herdeiro da psicanálise, é imperdível. O grande “inventor” do inconsciente apresenta suas ideias sempre a partir da sexualidade, enquanto Jung afirmava que não poderia haver apenas uma porta para a compreensão do ser humano. Então, aparece na sua teoria questões relacionadas ao inconsciente coletivo, simbologia e a comunicação com outras hipóteses não tão científicas.

Por outro lado, encontramos a história de amor de Sabina e Jung. Casado com uma mulher rica, passa a viver um romance com sua cliente. O que é mais interessante é percebemos que no jogo de sedução e prazer entre os dois estão as questões sexuais que levaram a moça a procurar pelo médico.

O filme pode ser um pouco maçante para quem não é fascinado pelas questões psicológicas relacionadas ao inconsciente. Mas, eu acredito que ir assistir um filme desses, para quem não curte tais temas, sempre é bom para ter assunto na conversa de botequim. Por outro lado, eu recomendo para quem quer entender melhor a história da psicanálise e os desdobramentos do estudo dos maiores ícones dessa teoria: Freud e Jung.

Minha opinião
: |

Sinopse: A história mostra o encontro de dois mestres da psicanálise Sigmund Freud (Mortensen) e Carl Jung (Michael Fassbender) e seu envolvimento com a russa Sabina Spielrein (Keira Knightley).

Prêmios
GLOBO DE OURO 2012 
Indicação Melhor Ator Coadjuvante - Viggo Mortensen
NATIONAL BOARD OF REVIEW 2011 
Ganhou Melhor Ator - Michael Fassbender

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.