Um Método Perigoso |
Não chega a ser um grande filme, com grandes interpretações e uma direção claramente presente. Isso não quer dizer que não tenha muitas qualidades, como uma fotografia bem feita, atores no tom certo e direção que não esconde a história de amor, contida e questionável.
Para quem gosta de psicologia e quer entender as questões que levaram Jung a se distanciar de Freud, que era considerado o herdeiro da psicanálise, é imperdível. O grande “inventor” do inconsciente apresenta suas ideias sempre a partir da sexualidade, enquanto Jung afirmava que não poderia haver apenas uma porta para a compreensão do ser humano. Então, aparece na sua teoria questões relacionadas ao inconsciente coletivo, simbologia e a comunicação com outras hipóteses não tão científicas.
O filme pode ser um pouco maçante para quem não é fascinado pelas questões psicológicas relacionadas ao inconsciente. Mas, eu acredito que ir assistir um filme desses, para quem não curte tais temas, sempre é bom para ter assunto na conversa de botequim. Por outro lado, eu recomendo para quem quer entender melhor a história da psicanálise e os desdobramentos do estudo dos maiores ícones dessa teoria: Freud e Jung.
Minha opinião
: | Sinopse: A história mostra o encontro de dois mestres da psicanálise Sigmund Freud (Mortensen) e Carl Jung (Michael Fassbender) e seu envolvimento com a russa Sabina Spielrein (Keira Knightley).
Prêmios
GLOBO DE OURO 2012
Indicação Melhor Ator Coadjuvante - Viggo Mortensen
NATIONAL BOARD OF REVIEW 2011
Ganhou Melhor Ator - Michael Fassbender
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário.