CURTA NOSSA FAN PAGE

14 de fevereiro de 2011

Viva a democracia - Crônica - Blog e-Urbanidade

 Hoje é um dia especial. Além do meu aniversário, completamos uma semana marcante. Eu tuítei sobre a saída do presidente do Egito na semana e me chamaram até de velho. Não é totalmente mentira, mas a verdade é que realmente considero-me um sujeito privilegiado. Nascido no auge do regime militar no Brasil, passei a assistir momentos históricos referente ao tema democracia. Lembro-me até hoje de passar de ônibus pela Praça Cívica em Goiânia e ver os preparos para o comício das Diretas Já! A partir de então fomos conseguindo grandes avanços em nossa abertura política.

Em seguida veio a eleição de Tancredo Neves sobre Maluf. Lembro-me até hoje do plantão entrar no ar e informar do novo presidente que infelizmente faleceu antes de tomar posse. Outra lembrança foi a de estar sentado na sala de casa, num domingo à noite, e ser informado sobre a morte de Tancredo. Inesquecível foi a entrada de Fafá de Belém cantando o Hino Nacional. Claro que fomos todos as lágrimas.

Vieram ainda os caras pintadas e dois momentos marcantes: a Queda do Muro de Berlim e destruição da estátua de Lénin. Aliás, não deixe de ver o filme Adeus, Lénin que retrata um pouco desse momento. É um filme lindo e sensível.

Querendo ou não alguns regimes totalitários permaneceram. Nesta semana cai o presidente Mubarak do Egito após uma grande pressão popular. E fiquei com uma pergunta, quando chegará em Cuba. Dizem os estudiosos que lá não existe uma população insatisfeita com o regime. O motivo disso se deve ao poder forte do exército, aos preços dos alimentos baixos e à falta da internet. O que é de verdade só o tempo nos dirá.

A grande verdade é que a cada geração, ou momento da transformação dos meios de produção, o mundo passa por grandes transformações e o desejo humano também sofre as suas alterações. Há gerações atrás, com o fim da escravidão, por exemplo, desejou-se um mundo mais justo, sem a necessidade de nenhum trabalho feito de forma tão evasiva. Se isso acabou é uma outra história, mas avançamos.

Agora desejamos a democracia. Votar pelos nossos políticos, tirá-los de lá quando estamos insatisfeitos, mesmo que ache, em alguns casos, que exista uma manipulação da mídia e dos formadores de opinião, porém isso é uma outra história.

Olhemos para o Egito felizes, pois também é fazendo democracia que a gente aprende a ser democráticos. Lastimável foi o povo ter destruído algumas obras da Biblioteca Central, mas é assim que se aprende, infelizmente. Vamos aguardar os próximos capítulos da história, pois sinto que a mudança em Cuba também não está longe de acontecer. Espero também poder ver.

Por hora comemoremos mais um avanço da democracia no mundo.

Boa semana!

E obrigado pelas mensagens, recados nas redes sociais etc etc de feliz aniversário.

Um comentário:

Deixe seu comentário.