CURTA NOSSA FAN PAGE

8 de maio de 2010

Chick Lit que fala português - Blog e-Urbanidade


Há algum tempo comecei a entender o tal do mundo dos chick lit, livros feitos para mulheres, ou melhor, mulherzinhas.

Estilo criado principalmente na Inglaterra e nos Estados Unidos, não posso deixar de confessar que já li e leio aos montes.

Quais são suas características? O livro, nesse estilo, tem um humor carregado, sempre escrito em primeira pessoa e muito mais preocupado com as peripécias interiores do que muita ação, mesmo que isso não venha a faltar. Daí a pergunta, qual a diferença dos romances do tipo Bianca e Daniele Steel? Simples, esse último é romance, algo bem meloso. O outro tem também história de amor, mas é pra ler com um grande sorriso no rosto.

Quando comecei Os Vipirisados decidi que este era meu estilo. Desde muito jovem, nas minhas peças teatrais da igreja, o humor e situações divertidas sempre foram meu forte. A minha crítica ao mundo sempre é cheia de bom humor. As pessoas aceitam melhor, não acham? Aliás, em uma das aulas de roteiros, Leila Miccolis me disse: "Você é muito piegas com histórias de amor". Desde lá, percebi que esses momentos românticos devem passar rápido e sem muito detalhes nas minhas histórias. "Foque na comédia, é seu melhor estilo", concluiu. Ouvi! E segui, afinal não tinha dúvidas sobre isso, mas quando alguém fala, a gente vai mais seguro.

Quando meu livro saiu, comecei a pesquisar mais a fundo o estilo chick lit. E tive uma grata surpresa, descobri um site na internet só voltado para isso, é o http://www.lostinchicklit.com.br/.

Por si só achei o nome ótimo Lost in Chick Lit. (Aliás, Os Vipirisados foi lido pela autora do blog e a qualquer hora sai uma crítica. Estou cheio de expectativa, afinal sinto falta de uma avaliação especializada, mesmo tendo passado por uma revisão tão cuidadosa. Tudo que saiu na mídia até agora, que não foi pouco, foi chupado de release. Ah, com exceção da matéria no Correio Braziliense.)

Voltando ao assunto... Descobri então que Os Vipirisados não é um chick lit e sim lad lit, ou seja, um chick lit com o personagem principal do sexo masculino. E se quiser saber mais sobre os vários estilos, segue o link http://www.lostinchicklit.com.br/2009/01/o-que-e-chick-lit.html

Aliás ontem saiu uma matéria muito legal sobre um livro brasileiro com esse estilo. Já pus na minha lista de próximos a serem adquiridos, chama-se Nove Minutos com Blanda. Gostei da base que começa a história: sabe aqueles minutinhos que a gente põe o relógio, depois que ele desperta. O tradicional soneca? Então, são os nove minutos da personagem principal. Segue ai, também, o link da matéria
http://www.lostinchicklit.com.br/2010/05/entrevista-com-fernanda-franca.html

Bom, vamos parando por aqui, pois o sabadão de trabalho me espera. Nos esbarramos no twitter durante o dia: @celsofaria.

Um comentário:

  1. Celso, quero agradecer o seu post. Gostei muito mesmo, obrigadíssima. Me mande um e-mail, vamos trocar figurinhas sobre a profissão. :o) Um grande abraço! Fernanda França.
    site: www.fernandafranca.com.br
    e-mail: contato arroba fernandafranca.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.