CURTA NOSSA FAN PAGE

17 de agosto de 2017

Série Ozark - Blog e-Urbanidade

Ozark, série da Netflix, tem comparação imediata com o cultuado Breaking Bad, disponível na mesma plataforma. Isso se deve a semelhança das suas premissas: a história de sujeitos (e suas famílias) comuns imersos no mundo do crime por escolhas questionáveis, mudando totalmente o conceito de mocinho e vilão nas séries televisivas.

O casal interpretado por Jason Bateman e Laura Linney
Ozark é estrelado por Jason Bateman (também assina a direção e produção executiva) e a ótima Laura Linney. A dupla de criadores Bill Dubuque e Mark Williams (II) vem de parcerias anteriores como O Contador, Um Homem de Família e O Juiz.

O protagonista Marty Byrde é um contador detalhista e chama a atenção do chefão do tráfego após uma consulta profissional. Assim, ele se torna a pessoa ideal para ajuda-los a lavar o dinheiro oriundo do crime. Enquanto em Breaking Bad o personagem principal parte nessa empreitada solitariamente, sem o apoio da família, em Ozark isso já é bem diferente. Dessa forma, a mudança dos Byrdes para a cidade Ozark, um local distante e vive do turismo dos seus lagos, parece ser o lugar perfeito para se lavar dinheiro, rapidamente.

A chegada a Ozark não é tão simples. Entrar ali e apenas lavar dinheiro, desapercebidamente, parece não ser tarefa das mais fáceis. Desde traficantes, bandidos, policiais e batedores de carteira começam a cruzar o caminho da família Byrde.


5 motivos para assistir Ozark


1) O seriado é extremamente bem conduzido. O roteiro tem alguns furos e deslizes, mas podem ser relevados diante da capacidade de prender o telespectador. É um daqueles seriados que bebem da fonte de ter boas viradas a cada bloco de 10 ou 15 minutos. Além disso a mistura da trama principal com a relação familiar e do casal Byrde fazem uma costura perfeita da história do homem atormentado entre a vida e a morte.

2) O cuidado estético é impressionante. Criado em tons acinzentados, mesmo no verão, torna o clima de Ozark perturbador e quase inóspito. Mortes inesperadas, cabeças estouradas a tiros e corpos eletrocutados são muito bem produzidos, tornando o suspense mais verossímil e impressionante.

3) Apesar de Jason Baterman ser a grande estrela, é Laura Liney quem dá um show de interpretação. Só para vê-la nas cenas que misturam ironia em suas falas vale assistir Ozark. Sua capacidade de mudar feições e trazer verdade a relação familiar faz a da atriz um dos grandes acertos da série. É dela os melhores momentos.

4) Alguns episódios são extremamente bem conduzidos. O piloto é um dos melhores já visto diante da capacidade de prender à história daquele contador sem graça a partir dos quinze minutos mornos iniciais.  O episódio final, e mais longo, é capaz de absorver a atenção e ter tantas reviravoltas que é quase impossível se ter certeza sobre qualquer coisa antes dos créditos. Agora, o episódio oitavo que retorna dez anos na trama para explicar como chegaram ali é extremamente bem feito e tem um alinhamento próprio de idas e vindas que tornam um dos melhores de toda a temporada.

5) O tom de discurso político e econômico explicito na cena em que o filho mais novo da família Byrde expõe na escola valeria uma reflexão. O crime organizado e o tráfego de drogas é um problema, mas é, antes de mais nada, um dos grandes geradores de renda em vários países. E em momento de tanta notícia de lavagem de dinheiro na política brasileira, nos informada diariamente pelos jornais, Ozark está longe de ser um ficção.

A Netflix anunciou a segunda temporada de Ozark. Sem dúvida, tem tudo para ser mais uma grande série.

Assistam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.