Foto: Elisa Mendes - Divulgação |
Esse é o primeiro espetáculo que Rafael Gomes dirigiu fora de sua companhia, a Empório de Teatro Sortido, de onde trouxe alguns colaboradores para esta montagem, como o cenógrafo André Cortez (Prêmio Shell por Um Bonde Chamado Desejo, 2015) e o iluminador Wagner Antônio.
Rafael também assina a adaptação do original, focando agora no drama dos personagens principais, Joana e Jasão. "Eu gostaria ainda assim de falar sobre essa política mais essencial da vida, do dia a dia, essa que a maioria das pessoas sublima, esquece ou finge que não é com elas, achando que ser político é somente saber apontar o dedo para o adversário", completa o diretor.
Os cem minutos da montagem apresentam dois atores extremamente em forma com o corpo e com a voz. Enquanto Alejandro expressa sua arte, principalmente, com a plasticidade do seu corpo (fique de olho, por exemplo, no seu solóquio em cima de uma cadeira), Laila impressiona em seus solos e ao apresentar toda a força de Joana: uma mulher forte, decidida e um tanto bruxa, inspirada em Medeia de Eurípedes.
Gota D'água [a seco] aposta em um espetáculo plástico, por meio de um cenário e iluminação móveis, ora aproximando ora distanciando as relações e sentimentos. Também os personagens são construídos em um crescer, sem caricaturas - o que seria mais fácil -, mas extremamente humanos e reais.
Claro que em tempos de tanta polaridade parece quase óbvio colocar em opostos Joana e Jasão, assim que se monta o primeiro jogo cênico. Mas, o que tem de mais interessante na montagem é a percepção de que ambos têm lá suas razões e loucuras. Jasão é o cara que deixa a mulher por causa do poder e da riqueza, Joana, que ao cuidar do seu homem, pensa que é dona dele. Assim, ambos, por olhares distintos, lutam por propriedades e poder.
Gota D'água [a seco] fica no Teatro Porto Seguro (que teatro incrível, não?), nesta curta temporada, até 07 de maio. E é, simplesmente, imperdível!
Serviço:
GOTA D`ÁGUA [A SECO]
Teatro Porto Seguro
Al. Barão de Piracicaba, 740 – Campos Elísios
Bilheteria: Terça a sábado, das 13h às 21h e domingos, das 12h às 19h.
Vendas: www.ingressorapido.com.br e 4003.1212
Site: http://www.teatroportoseguro.com.br/
Sexta e Sábado às 21h | Domingo às 19h
Ingressos: R$ 80 (Plateia) | R$ 50 (Balcão/Frisas)
Duração: 100 minutos
Classificação: 16 anos
Curta Temporada: até 07 de Maio
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário.