Livro O Grande Gatsby |
A história é de um rapaz misterioso, riquíssimo, que faz grandes festas na sua mansão no anos 20, nos Estados Unidos. Repleto de luxo, as reuniões recebem a nata da sociedade, cheias de muito champanhe e badalações. Lá pelas tantas, descobrimos, sempre a partir do ponto de vista do narrador, o vizinho Nick, que o objetivo de Gatsby é de trazer até perto de si uma paixão antiga, Daisy. Mulher que o deixou por causa de um homem rico. E é assim, com opulência que ele acredita fazer com que ela volte a olhar para si.
Sinceramente, digo que não fiquei tão encantado com O Grande Gatsby. Meus amigos do Clube elogiaram muito e talvez se deva a minha impossibilidade de não ter visto o filme. Mas, sei que o autor Fitzgerald tem grandes qualidades na sua forma de escrever, ou seja, pela forma simples, sem grandes rebuscamentos, para contar uma história de amor. Tudo isso para nos mostrar como os indivíduos podem colocar para segundo plano o amor e outras coisas importantes em função da riqueza e do dinheiro. O grande achado do autor é de escrever sobre a podridão da sociedade norte-americana antes da depressão de 1929 e com um povo encantado com a riqueza do seu país.
Discordei do fim trágico do livro, mas meus colegas acharam certeiro. Pensando bem, e agora com mais cautela, o fim de Gatsby vem retratar a grande teoria do autor, ou seja, a decadência moral de um povo encantado com o brilho e o dourado dos bailes.
Recomendo sim, o livro. É rápido, lindo e com algumas boas tiradas. E agora, lá vou eu ao cinema!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário.