CURTA NOSSA FAN PAGE

23 de janeiro de 2011

Minha Urbe: Roteiro Gastronômico Brasília - Blog e-Urbanidade

Sempre me perguntam o que tem de bom em Brasília, além do turismo cívico que em poucas horas é possível ver tudo e ficar quites com a pátria. E por outro lado, como alguém pode gostar desta cidade tão diferente? É realmente uma contradição, quem mora aqui, adora. Quem vem a trabalho e fica restrito ao Setor Hoteleiro acha detestável.

Que tal um turismo gastronômico? A lista de bons restaurantes aqui é grande e meu desafio hoje é criar um roteiro de quatro dias para você. Veio trabalhar e queria ficar no fim de semana, conhecer melhor? Então, vou organizar algumas dicas começando na quinta e até domingo, certo? Mesmo que vá trabalhar na sexta, ainda, comece um dia antes. Uma pequena ressaca nunca faz mal a ninguém. Ah, se tiver uma companhia fica mais divertido.

Quinta-feira

Saia do trabalho e vá de táxi para o Coco Bambu no Ícone Park. Chegue antes das 19h30 e peça uma mesa na varanda, certo? Pronto, você terá a vista do Lago Paranoá e um belo astral, principalmente quando o Sol vai baixando. Peça uma das entradas, sempre são gostosas. O atendimento é super rápido, por isso, faça tudo com calma. Depois, mais tarde, jante lá mesmo. Os pratos são bem servidos, na proporção um para quatro. Meu favorito é o Iracema. Depois, se ainda tiver gás, vá comer uma das sobremesas no balcão do Quitinete, na 209 Sul. Se tiver ainda uma mesa, um café também vai bem.

Sexta-feira

Hora do almoço, aproveite para experimentar um bom prato e tenho duas sugestões. Quem curte comida mineira sugiro o Esquina Mineira (704/705 Norte) e de comida nordestina, Mangai (sim, o mesmo João Pessoa e Natal e fica no SCE Sul, Próximo a Ponte JK). Os dois lugares têm uma pinga para quem curte a bebida. Se vai voltar ao trabalho, pega leve!

À noite faça um programão, se arrume e, em seguida, vá jantar no Universal Dinner (210 Sul). O lugar é inusitado e a comida é excelente. Se gosta de vinho, as opções são ótimas. Eu adoro o Magret de Pato e Filet a Poivre. Tenho amigos que adoram a salada de lá, principalmente o custo-benefício, pois fico indignado em pedir alface em restaurantes que cobram o preço de uma feira.

Sábado

Chegou o dia de pisar na jaca, certo? Então, eu sugiro uma feijoada, pode ser? Existem ótimas opções em Brasília. Tem gente que adora a do Bier Fass (no Gilberto Salomão, Lago Sul), eu curto a do Bar Brasília (506 Sul) e do San Marco Hotel (Setor Hoteleiro Sul, Quadra 5).

Quando a tarde cair vá tomar um sorvete do Saborella. Temos duas opções de lugar, no shopping Casa Park e na 112 Norte. Eu prefiro a última opção, os sabores são variados e feitos artesanalmente no local.

Agora, a noite chegou. Eu tenho três sugestões, vamos a elas:

- Uma boa massa feita artesanalmente: Rosário (no Lago Sul). A carta de vinhos é um espetáculo e os pratos maravilhosos. O preço pode dar uma assustada, mas nada demais por uma boa comida!

- Cozinha contemporânea: Aquavit (SMLN, ML 12, conjunto 1, casa 5, Lago Norte). Os pratos misturam ingredientes nacionais e internacionais, um espetáculo. O preço também pode assustar. Mas vale cada centavo.

- Descontração, com música ao vivo. Eu sugiro o Feitiço Mineiro. Beeeem descontraído, sempre rola um show e a comida é uma delícia. O preço é razoável.

Domingo

Se quiser começar o dia com um bom brunch vá ao Café Bellini (113 Sul). As opções são boas e comida gostosa.

No almoço de domingo eu tenho duas opções:

- Para quem gosta de carne, temos aqui boas churrascarias, inclusive Fogo de Chão no Setor Hoteleiro Sul. Mas, se estiver a fim de uma carne tipicamente argentina vá ao Corrientes 348 (411 Sul). Peça a maminha e não esqueça dos acompanhamentos que são fantásticos.

- Se quer descontração, em minha opinião, o melhor filé a parmegiana da cidade está no Beirute (109 Sul). O prato serve duas pessoas e o lugar é perfeito para ficar até mais tarde.

Se ainda tem disposição para pizza a noite, tenho três opções:

- A melhor pizza para mim, com massa fina e chamada de pizza gourmet, é do Fratello Uno (103 Sul) . Eu adoro a burrata de lá. Perfeito para quem não quer pegar pesado.

- Quem gosta de rodízio com pizza de massa fina, o Baco (408 sul) consegue servir boas opções, bem feitas e deliciosas.

- Agora, se você quer muita pizza e sabores inusitados, vá ao Pizza a Bessa (214 Sul). Coma à vontade e não deixe de pedir a de “queijo coalho e rapadura” e “linguiça mineira com pimenta de cheiro”. Uhm, deu água na boca!

Já estou sentindo culpa de ter esquecido um monte de lugares. Mas, prometo colocar em novas dicas, ok? Tem botecos, pastelarias, sorveterias...

E prepare-se para correr na esteira na segunda-feira. Bom apetite.

Um comentário:

  1. Dicas para se ganhar uns quilinhos extras na passagem por Brasília hehehe. Muito bons esses restaurantes. Mas ta faltando a dica do nativo aqui heim. Saudades de tu rapaz.. Abração

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.