CURTA NOSSA FAN PAGE

1 de dezembro de 2010

O segredo é da Goodyear - Blog e-Urbanidade

Durante alguns meses um mistério ocupou a faixa nobre da nossa tevê: o mistério do Gerson, personagem de Gerson, interpretado por Marcello Antony de Passione.

Lá pelas tantas algumas cenas marcaram o mistério, quando a então esposa dele, Diana, descobre alguma coisa mexendo no computador do rapaz. E várias versões muito divertidas foram colocadas na internet que eu disponibilizei para vocês aqui. Até mesmo nas sessões com o terapeuta Flávio Giokovate andaram tocando no assunto. Teve gente que apostou em cada coisa...

A grande verdade é que o grande mistério tem que ser creditado a Goodyear, ou seja, assim que o personagem pintou na novela, por ser corredor, recebeu o patrocínio da marca de pneus. Quando a história bombou na mídia, a indústria fez um acordo com a Globo, que o tal problema do rapaz fosse alguma coisa que não ferisse a marca. Sílvio de Abreu, o autor, prometeu maneirar.

Sendo assim, e isso parece óbvio, Sílvio teve que mudar a versão. Não é possível que algo tão misterioso e que tenha ocupado tantas e tantas cenas seja apenas o prazer do sexo sujo que parece, além de pueril, muito preconceituoso.

Sabemos todos que os patrocinadores se envolvem sim nas histórias. Uma das mais contundentes foi quando o ator Sérgio Cardoso teve que fazer o protagonista negro da novela A Casa do Pai Tomás sendo pintado de negro diariamente, tudo a pedido da Colgate-Palmolive.

Também é comum os atores diminuírem sua participação em propagandas e comerciais quando são vilões. Historicamente foi apenas Beatriz Segal, na pele da memorável Odete Roitman, que fez um comercial quando estourou seu personagem.

Não sei se temos que reclamar. Afinal, não podemos negar que a teledramaturgia (assim como o jornalismo, cinema, etc e tal) vive (vivem) de merchandising. Portanto, o que é mais terrível na história é o tal termo "sexo sujo". É mais ou menos assim, o problema do rapaz, que fez Diana sair correndo e passar capítulos e capítulos dando visibilidade para Gikovate no horário nobre foi apenas um desejo de fazer sexo, poderíamos dizer, "diferente". O novo debate agora é: a visão do autor foi preconceituosa?

O que sei é que não perco mais tempo assistindo Passione. Anda chaaaaaaaaaata!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.