CURTA NOSSA FAN PAGE

7 de dezembro de 2010

Quem ama protege! - Blog e-Urbanidade

A minha primeira decepção com o mundo dos ebooks a gente nunca esquece. Eu a passei ontem, logo de cara, no meu primeiro dia de Ipad.

A história é simples. Eu comprei no ano passado o ereader da Sony e, finalmente, adquiri no mês passado meu primeiro livro pelo Submarino/Gato Sabido, até então sobrevivia com as versões gratuitas de clássicos disponíveis na internet. Foi uma versão em epub – formato oficial dos ebooks – de Leite Derramado de Chico Buarque.

Ontem quando meu Ipad chegou fui transferir para o novo leitor os livros livres que tinham, o que foi muito fácil, e, em seguida, o Leite Derramado. Porém, nada dava certo e descobri o motivo: o DM.

O DM é uma chave de bloqueio dos ebooks. Funciona assim: você compra o livro e só pode o ler em um leitor. Assim, terei que ficar o resto da vida com o ereader da Sony se assim desejar ter pra sempre o Leite Derramado comigo.

Então, enquanto no livro de papel você pode emprestar, seu amigo pode bater na sua porta e levar seu livro, no mundo virtual isso não pode. Há pouco tempo uma livraria virtual estava querendo lançar a possibilidade de empréstimo ou algo assim, você lê num leitor, apaga do primeiro e pode ler no outro.

Sendo assim, já viajei no que será de nós no futuro. Enquanto o bom dos ebooks é não ter que investir em prateleiras e poeira – e tem muita gente que acha isso muito charmoso – daqui algumas décadas teremos que ter uma prateleira de leitores de ebooks.

Será mais ou menos assim: seu neto pergunta se você tem o Leite Derramado, pois ouviu falar do tal livro na escola. Você lembra que o tem, mas em qual leitor? Então começa a sua rotina de procurá-lo. Claro, que pessoas organizadas terão uma catalogação, tipo Biblioteca. Já imaginou quantos leitores diferentes teremos na biblioteca da escola (sei que agora viajei muito!)

- Ah, sim! Lembrei está naquele primeiro leitor –dirá para seu neto, subirá na escada, tirará a poeira ereader da Sony, de 2010, que estará descarregado e possui tecnologia antiga, afinal daqui algumas décadas olharemos com ar de piada para os primeiros. Em seguida , deverá procurar o carregador, em alguma caixa antiga da casa.

Imagine como nossa vida será fácil?!

Sabemos que estamos apenas no começo da história, mas mesmo assim é um absurdo isso que aconteceu. Tudo bem que não queremos avacalhar como aconteceu com os mp3, até porque sou escritor e gostaria de pagar minhas contas com que escrevo.

Dessa forma, porém, parece que os ebooks se tornaram uma versão piorada dos livros. Pelo menos é o que tudo indica. Você não pode mais emprestar e terá seu livro amarrado ao um leitor. Pena! Espero apenas que isso mude rápido, se não vou preferir comprar mais estantes para colocar os livros em papel mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.