CURTA NOSSA FAN PAGE

20 de maio de 2010

A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo - Blog e-Urbanidade


Há muito tempo li sobre o lançamento do livro A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo. Noveleiro, roteirista e que sonha um dia escrever a novela das seis – para chegar na das nove horas -, encontrar autores que falem do assunto é sempre um achado.

Diga-se de passagem, a Editora Globo lançou há um ano dois volumes chamados Autores (veja meu post), dos quais quem não trabalhava na Rede Globo foi retirado, como foi o caso de Lauro César Muniz que atualmente está na Record.

Meio no susto, encontrei a obra numa livraria de Salvador, enquanto passeava por lá e a decisão foi simultânea. Deixei os vários outros que estavam na minha mão e troquei pelo A seguir. Não que seja caro,mas eu adoro livrarias, por isso, mesmo que goste de vários, a compra é sempre um de cada vez, para voltar na semana que vem. E realizar aquele roteiro: escolha, leitura da contracapa, café, água com gás, leitura do primeiro capítulo, cheiro de livros e voltar para casa com uma sacolinha.

Nossa, hoje estou disperso, vamos voltar ao assunto!

A obra é escrita por André Bernardo e Cintia Lopes. Formados em Jornalismo, trabalham na área há alguns anos e são como eu, não podia ser diferente!, noveleiros.

A Seguir traz dez entrevistas, com os mais importantes teledramaturgos da atualidade: Aguinaldo Silva, Benedito Ruy Barbosa, Carlos Lombardi, Gilberto Braga, Glória Perez, Lauro César Muniz, Manoel Carlos, Sílvio de Abreu, Walcyr Carrasco e Walther Negrão.

As entrevistas são bem feitas e mostram o processo de produção de cada autor. Por exemplo, Gilberto Braga e Aguinaldo Silva são bem minuciosos, primeiro fazem a escaleta e depois partem para as cenas dos capítulos. Aliás, é possível encontrar no livro exemplos disso. Como a escaleta se torna capítulo e cena. Só por isso, já vale ter a obra em casa.

Por outro lado, Glória Perez não faz escaleta, escreve a partir da sinopse e pela sua intuição. Bem perceptível, não?

Uma boa novidade do livro é abertura de cada capítulo com uma Ficha Técnica, incluindo detalhes importantes sobre as várias novelas escritas pelo autor e, logo em seguida, a seção Um Capítulo à Parte com curiosidades do entrevistado.

O prefácio é do ator Tony Ramos que a gente não aguenta mais ver na tevê fazendo tantos personagens estrangeiros, mas ninguém tem dúvida que um dos maiores atores da nossa teledramaturgia.

Com certeza trata-se de leitura obrigatória para roteiristas, principalmente para quem quer escrever para televisão. Os noveleiros vão adorar, pois o texto é leve e tudo muito bem editado.
Então veja a capa e anote os detalhes. Na próxima vez que estiver a frente dele – ou peça na livraria – não deixe de levar pra casa.

A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo
Panda Books
Valor: R$ 45,90 (Site Saraiva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.