CURTA NOSSA FAN PAGE

1 de agosto de 2017

Tigrela - a peça - Blog e-Urbanidade

Tigrela, que está em cartaz no Espaço Parlapatões em São Paulo, trata-se de um universo dominado pelo sistema operacional, Tigrela, onde quatro personagens decidem fazer resistência a ele. Porém, esses indivíduos estão extremamente envolvidos com a instalação e criação desse modelo. Assim, assistimos os limites das relações de poder, incluindo o seu aniquilamento.

A montagem com direção e dramaturgia de Lucas Sancho acerta na produção focada no texto, atores e figurino. Vale destacar a iluminação feita a partir de lanternas e focos para criar sombras e diferentes proporções cênicas para seus personagens. O cuidado estético é um dos pontos altos da montagem, inclusive por tratar-se de uma produção sem patrocínio.

Foto: Paula Tonelotto
O texto dialoga com o momento atual, principalmente ao presenciarmos o quadro político do país. O uso da fala, música e imagens tornam o espetáculo e o tema mais palatável. Por outro lado, é um risco criar uma dramaturgia sobre um universo inexistente e surreal, mas isso é bem costurado em Tigrela. O texto só não deixa claro quem são os quatro personagens: ratos ou seres humanos?

A direção opta por uma montagem coreografada, percorrendo os diferentes espaços do palco. Em alguns momentos isso agrega ao criar um universo particular. O uso de flash-backs, técnica oriunda do cinema, para entrelaçar a trama podem funcionar, mas a troca de cenas poderia ser mais sutil. Cortes bruscos com alteração de luz, cenário e/ou figurino funcionam bem na grande tela ou televisão, porém no teatro ou o texto ou a direção precisam tornar isso mais lúdico.

O elenco composto por Igor Amanajás, Lucas Sancho, Renata Flores e Thaize Pinheiro é muito bem preparado e traz eficiente composição aos personagens. Apenas sente-se falta de perceber mais camadas dos personagens, ficando, em alguns momentos, muito perto da caricatura. Por exemplo, o ex-rei parece muito bem construído inicialmente, faltando um pouco mais de humanidade assim que a história prossegue.

Tigrela é uma boa oportunidade para entender o ser-humano, quem sabe até mesmo o Brasil, a partir de uma fábula. A boa qualidade estética e dramatúrgica da montagem valem a ida ao espaço Parlapatões.

Veja o teaser:



Serviço
Espaço Parlapatões – Praça Franklin Roosevelt, 158
R$ 40 e R$ 20 - Venda no local
De 23 de Junho a 11 de Agosto – Sextas às 21h
Classificação etária: 16 anos





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.