CURTA NOSSA FAN PAGE

24 de julho de 2017

Antígona com Andrea Beltrão - Blog e-Urbanidade

Programa de Antígona
Em cartaz no SESC Santo André
A Antígona de Andrea Beltrão não é aquela Antígona puro-sangue de Sófocles, montada e remontada em teatros ao redor do mundo. A montagem dirigida por Amir Haddad, com dramaturgia de Amir e Andrea, é forte, dramática, mas, diria, com uma linguagem muito mais pedagógica ao assistidor.

Quem não, um dia, ao sair de alguma tragédia dessas, ficou confuso com os nomes dos personagens e das cidades? Se isso não aconteceu, com certeza um preparo foi feito para assistir ao espetáculo. Só assim é possível compreender a potência da última cena com, normalmente, a morte dos seus principais personagens por assassinato ou suicídio.

Antígona de Andrea Beltrão e Amir Haddad traz trechos da heroína e seus interlocutores para explicar o seu drama. Para isso um grande painel com a árvore genealógica é exposto no fundo do palco, desde Zeus a Creonte, para clarificar acontecimentos, suas relações e personagens.

Assim, essa Antígona pode ser compreendida, porém sem toda a força política presente no texto original. Afinal o grande drama da heroína é o de seguir as leis dos homens ou aquelas que existem desde que o mundo é mundo. De qualquer forma, Haddad constrói um espetáculo que conversa com quem assiste. O que mais esperar de uma boa encenação?

Quando se entra no auditório, Andrea já está lá esperando pelos seus expectadores, dando boa noite, como se estivesse no camarim aguardando pelo terceiro sinal.  Com a quebra da quarta parede fica inevitável a aproximação com o jogo cênico que vai começar. E dai, a perfeita interpretação da atriz faz de Antígona um espetáculo vigoroso, forte e imperdível.

A experiência do diretor em montagens em teatro de rua torna a relação da atriz muito mais próxima e visceral. Inclusive o jogo com elementos de cena e da encenação para representar seus personagens é um dos destaques de Antígona. É fascinante quando tecidos, capas ou o simples ato de esconder os olhos fazem com que o expectador compreenda esse ou aquele personagem. Essa, na verdade, é a grande mágica do teatro.

Antígona já ficou em cartaz no Rio de Janeiro e viajou por algumas cidades do Brasil. Chegou a São Paulo pelo SESC, com sessões esgotadas. Assisti, no último fim de semana no SESC Santo André. Agora, é ficar de olho na internet sobre novas apresentações, afinal o espetáculo é imperdível, tanto pela criativa montagem como pela interpretação de Andrea Beltrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.