CURTA NOSSA FAN PAGE

19 de junho de 2017

Capitão Fantástico - Blog e-Urbanidade

Capitão Fantástico (Telecine- NOW) estreiou no final de 2016 e Viggo Mortensen já foi indicado ao Oscar 2017 na categoria de Melhor Ator. O filme parte  da história de uma família isolada em uma fazenda, praticamente sem interação com o mundo exterior. Os seis filhos de Ben  (Viggo) têm aulas e treinamento diário tornando-as crianças extremamente preparadas cognitiva e fisicamente.

Assim que a projeção de Capitão Fantástico se inicia o expectador passa a ser confrontado sobre os pontos de vistas positivos e negativos da empreitada do protagonista. E tudo se desmorona quando sua esposa, cúmplice no projeto, falece. A ida desta família à cidade espanta e, ao mesmo, levam à tona os conflitos dos filhos e dessa escolha.

O roteiro e direção de Matt Ross (ator que estrela Silicon Valley) têm grandes imagens, bonitas tomadas e aposta na excentricidade da família diante do mundo externo. Porém, o grande trunfo do roteiro está em apresentar uma crítica ao mundo contemporâneo e suas nuances, diante do mundo ideal, defendido por grande teóricos. Assim, essas importantes reflexões podem ser boas críticas ao mundo atual, mas não conseguem, por outro lado, dar conta de suas contradições.

Outro ponto de destaque do roteiro de Capitão Fantástico é a capacidade de apresentar seus personagens em diferentes camadas, não caindo em uma construção fácil e maquiavélica. Dessa forma, as interpretações de todo o elenco é muito eficiente. Mesmo que Viggo tenha levado a indicação ao Oscar e esteja muito bem, Casey Affleck  - Manchester à Beira Mar - não levou a melhor injustamente.

Capitão Fantástico é um achado diante de tantas verdades definitivas que as pessoas vivem soltando por aí. Necessário para quem leu grande pensadores, acredita nas suas críticas e talvez não tenha clareza nas suas limitações. Por outro lado, importante para aqueles que apostam no mundo capitalista, pois a grande verdade é que ninguém triunfou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.