CURTA NOSSA FAN PAGE

15 de janeiro de 2016

O Testamento de Maria - Blog e-Urbanidade

O Testamento de Maria
Se tiveres a capacidade de separar as Marias da história e da religião, recomendo assistir o espetáculo O Testamento de Maria em cartaz até 13 de fevereiro no SESC Pinheiros. Numa montagem simples, mas vigorosa e visceral, o texto polêmico que chegou a ser tirado dos palcos da Broadway, estreia pelas mãos do diretor Ron Daniel, com Maria defendida - à unhas e dentes - pela sempre certeira Denise Weinberg.

O texto do escritor Colm Tóibin conta a história de uma Maria humanizada, mulher, às vezes rancorosa e irônica ao contar sobre a vida e morte do seu Filho. Também magoada em perceber que o filho passa a se autodenominar de filho de Deus. Assim, sentada no centro do palco, ela vai contando como os vários acontecimentos foram levando o menino comportado e comum a se transformar num líder.

Algumas frases são corajosas e impactantes na montagem, até mesmo para os mais céticos. Tóibin acredita que os primeiros seguidores do filho de Maria eram desajustados e buscam certo prestígio pessoal ao escrever os evangelhos. Em determinado momento, Maria se revolta com a explicação de que perdera o Filho para um objetivo maior, de garantir uma vida eterna. Ela pergunta: "Quando, nesta vida?" Respondem: "Não, depois que se morrer dessa!" (Impossível não soltar um riso tímido e nervoso!)

Denise já foi tema de um post em As Criadas, por isso, não podia perder. É sempre bom ver bons atores em cena. E nesse ponto, também, Testamento de Maria vale cada minuto. É bom ver uma atriz atuando tão plenamente.

Outro elemento que  arredonda o espetáculo é a participação de Gregory Slivar com sua sonoplastia feita por meio de instrumentos de percussão que dão ritmo a encenação.

Sei que as questões tratadas no palco, sem dúvida, passam por crenças religiosas, mas sempre penso ser interessante a possibilidade de desconstruir para uma nova gênese. Saí impactado, calado, tentando processar todas as informações de um texto que deseja, antes de mais nada, mostrar as angústias e hesitações de uma mulher comum. Tão comum em tantas mães por ai: da rua ao lado, da casa vizinha, da sua mãe e, porque não, dEle?

O Testamento de Maria 
Sesc Pinheiros
Duração: 80 minutos
Local: Auditório (3º andar)

Minha Opinião
:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.