CURTA NOSSA FAN PAGE

30 de outubro de 2014

A cozinha invade a tevê - Blog e-Urbanidade

Os reality show de gastronomia chegaram de vez às tevês abertas. Formatos pra lá de conhecidos em emissoras de canal a cabo - e com aquelas tradicionais dublagens ou legendas - entram na programação nacional com produções não tão impecáveis, mas, de alguma forma, não deixam de empolgar.

Cozinheiros em Ação no GNT
O canal da Globosat, GNT, está na sua segunda edição do Cozinheiros em Ação, trazendo Olivier Anquier na apresentação e como corpo de jurados: Ivan Achcar, Mônica Rangel e Renata Vanzetto. A competição envolve cozinheiros (e não chefs de cozinha), por isso o formato agrada logo de cara. Encontramos entre os competidores, donas de casas, cozinheiros profissionais (sempre atrapalhados) e aqueles de fim de semana.

Finalmente gosto de algo feito por Olivier na televisão, tem uma apresentação leve, divertida e certeira. Os jurados são competentes, apesar de, até hoje, não entender como a produção aceitou aquele prato sem graça de Mônica Rangel na abertura do programa. Por outro lado, Ivan é chatinho, mas é dele muitos bons momentos do programa.

O programa é gostoso de ver e, nesta segunda edição, está com clima de inimizade entre os grupos. Vamos combinar que a gente gosta disso.

Já a Band lançou o MasterChef, com outra proposta: procurar cozinheiros para um dia tornar chef`s de cozinha, com direito a um curso, com tudo pago, no Le Cordon Blue, em Paris. Apresentado pela afetadíssima Ana Paula Padrão, tem um corpo de jurados irregular - Erick Jacquin (Tartar&Co), Henrique Fogaça (Sal Gastronomia) e Paola Carosella (Arturito) - e também cheios de caras e bocas. Enche o saco, em vários momentos.


Vale um parágrafo sobre o corpo de jurados e a apresentadora. Jacquim é o tio bravo, mas querido. Fogaça, o chato e canastrão. Carosella, a amiga que gosta de dar uns gritos para parecer a fodona. Mas, a profissional Ana Paula Padrão não acertou ainda no tom. Sei lá, acho mesmo ser difícil mudar nossa forma de ver os jornalistas quando mudam de lado, do jornalismo para o entretenimento, viram meio mala sem alça, algo como Zeca Camargo ou Fátima Bernardes (apesar de hoje em dia está mais suportável). Precisaremos de umas três edições para suportá-la com suas afetações.

E o que são aqueles competidores?! Nunca vi uma gente tão atrapalhada. Vergonha alheia! Ou será que a edição está com a mão errada? Não sei, mas fico em dúvida se saem dois bons competidores naquela confusão. Ainda por cima, a produção está meio pobrezinha. Dia desses não tinham nem pratos suficientes para toda galera montar um prato ensinado pelo Atala! Onde estão as Le Creuset da edição americana?

Cozinha sob Pressão no SBT
Para terminar, o SBT resolveu entrar nesta com o Cozinha sob Pressão. E gostei. Apresentado por, e também jurado, Chef Bertolazzi, que já gostava em Homens Gourmet e das suas coxinhas de pato no Butantan Food Park, é o mais confortável em suas múltiplas funções. A disputa, aqui, é entre chefs de cozinhas, portanto os erros e acertos são sempre em detalhes. Até agora, parece tudo mais interessante, porém ainda estamos nas primeiras semanas e fica difícil fazer uma análise mais apurada - se posso considerar que fiz alguma.

Portanto, meus caros leitores, principalmente aqueles que gostam de culinária, os programas são boas oportunidades para conhecer alguns pratos e preparos, incluindo todas as confusões que nos fazem grudar em um reality show. Os formatos bem diferentes, com a competição envolvendo propostas também distintas, valem a pena. O que ainda incomoda é a qualidade das produções, mas tudo é uma questão de tempo, mesmo achando um absurdo ganhar, por exemplo, um ano de produto de limpeza pra limpar a cozinha.



Um comentário:

  1. gosto de todos e assisto e ainda gravo.mas vc tem razão emum ponto.premio ganhar um ano de produtos de limpeza,... bjs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.