CURTA NOSSA FAN PAGE

14 de agosto de 2013

Digam a Satã que o Recado Foi Entendido - Blog e-Urbanidade

Digam a Satâ que o Recado
Foi Entendido
Mais um daqueles livros que nunca leria se não fosse recomendado pelo Clube de Leitura do Conjunto Nacional. Desta vez me deparei com uma leitura inusitada: Digam a Satã que o Recado foi Entendido do jornalista-escritor Daniel Pellizzari.

Vindo da Série Amores Expressos - projeto criado pela editora Companhia das Letras que levou há seis anos, 17 escritores brasileiros a 17 cidades do mundo para que escrevessem histórias de amor – Digam a Satã trata-se de uma história ambientada em Dublin, na Irlanda, e tem um humor despretensioso e inesperado.

Nas páginas desenrola uma narrativa contada por seis personagens diferentes. Na orelha do volume diz tratar-se da saga de alguns amigos que possuem uma agência de turismo especializada em locais mal-assombrados que não existem na Irlanda. Porém, infelizmente isso não é muito bem entregue ao leitor. Decepciona.

Para ser bem honesto, gostei de Digam a Satã que o Recado Foi Entendido e fiquei com a sensação que o autor tinha uma proposta totalmente despretensiosa mesmo, por isso aceitável. Em algumas críticas que li diz que o Pellizzari tem a proposta de fazer uma escrita polifônica, ou seja, com vários narradores. Mas, os personagens se parecem muito entre si e, principalmente, as mulheres não são bem construídas. Mesmo assim, dei uma boa gargalhada quando é revelada a verdadeira “identidade” de uma delas. (A palavra não seria “identidade”, mas usarei para não estragar a surpresa).

Não sei se vou ler outros livros da coleção que tem sido criticada no meio editorial por privilegiar nomes nacionais de um círculo fechado (vulgo “panela”), mas se está a fim de dar boas gargalhadas, com um autor brasileiro, com humor fino e inteligente, recomendo adquirir o livro. E vá, sem grandes expectativas.

Serviço do livro, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.