CURTA NOSSA FAN PAGE

8 de outubro de 2010

Canal Viva - Blog e-Urbanidade


Sei que muita gente já tem comentado por ai, mas não falei aqui. O Canal Viva está apresentando, desde segunda-feira, a lendária novela Vale Tudo. Eu estou lá, gravando diariamente e aproveito os intervalos do dia para colocar-me em dia novamente com a história.

Sem dúvida é um grande momento para várias pessoas, entre elas, Regina Duarte que saíra de Roque Santeiro, Antônio Fagundes que cravava seu nome, em definitivo, como um dos galâs da tevê. E, principalmente, Glória Pires que vivera até então heroínas e personagens românticos no horário das 6 horas. Como o sucesso de uma novela é feito pelo conjunto da obra, outros fatores são fundamentais nesse resultado. A direção de Dennis Carvalho que traz para a tevê da época uma grande novidade: uma iluminação mais intimista e não chapada.

E se o assunto é teledramaturgia temos ali grandes nomes que ficaram mais consagrados por causa das suas histórias. Entre eles Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Basseres. Aguinaldo vira-e-mexe é esquecido como autor da história, ficando o nome da novela sempre atrelado a Gilberto Braga. "O que é uma injustiça", diz o último autor em uma entrevista feita a coleção Autores da Editora Globo (veja minha crítica do livro aqui).

Com certeza estamos diante de uma grande história, porém a gente percebe uma certa maturidade dos autores hoje em dia. E mesmo sabendo do sucesso que foi, tenho lá minhas dúvidas se hoje Vale Tudo faria sucesso como antigamente. Eram outros tempos!

Hoje a tevê exige mais agilidade e muito mais histórias paralelas. Claro que o primeiro capítulo é sempre a apresentação dos personagens principais - o que foi feito magistralmente pelo trio - porém, ficou claro que o ritmo não é o exigido atualmente.

Incomoda-me quem diz que é realmente uma novela de qualidade como não se faz mais. Desculpem-me os dessa opinião, mas fazemos soap operas maravilhosas. Basta olharmos as que estão no ar. Se você não gosta da história, direito seu, mas são grandes obras da teledramaturgia.

Falando especificamente, veja, por exemplo, Ti-Ti-Ti e Passione que possuem um texto surpreendente e muito bem alinhavado. Chega a impressionar quando se analisa com cuidados os diálogos e acontecimentos. Quem reclama não sabe o que é escrever uma boa história e colocar o destino de vários personagens nas suas bocas.

Para concluir, Vale Tudo está ai e vamos curtir um dos grandes momentos da tevê brasileira. Grandes atuações, excelente história e não conto quem matou Odete Roitman!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.