CURTA NOSSA FAN PAGE

5 de setembro de 2010

O Segredo de Emma Corrigan - Blog e-Urbanidade

Finalmente trago novidades sobre um livro de Sophie Kinsella (foto), a autora da série em que leva a shopping holic Becky Bloom pelas ruas de Nova Iorque em busca de compras – e que virou um filme bem mediano.

Já me aventurei em outros livro da moça, o tal do Lembra de Mim (veja uma crítica que fiz sobre o livro, clicando aqui) e Samantha Sweet, Executiva do Lar. Odiei esse último, mas fui até o fim. Resisti! Como não desisto nunca e tinha uma pulga atrás da orelha que dizia: essa mulher faz sucesso por algum motivo, preciso saber.

Fui para O Segredo de Emma Corrigan e me diverti muito. Kinsella tem uma característica impressionante para criar suas histórias, a mesma usada em bons filmes e programas de comédia, coloca o personagem numa situação limite e complicada e brinca-se com as confusões e possibilidades .

O Segredo de Emma Corrigan parte de uma premissa simples, que acho ser um ponto relevante da autora, as histórias dela são baseadas numa protagonista forte e quando você pensa que ela não vai conseguir segurar a peteca por duzentas páginas, ela consegue. Vamos à história: Emma morre de medo de avião, então, numa turbulência, ela resolve contar todos os seus segredos para o sujeito sentado ao seu lado. E lá pelas tantas ela descobre que ele é o diretor da empresa que ela trabalha e nunca o viu, apenas ouviu falar dele.
As situações são divertidas e realmente dá para perceber alguns pontos positivos na forma de escrever da autora, a primeira, já falei acima, o texto simples e uma narrativa direta e sem grandes reviravoltas. Porém, bem amarrada com alguns ganchos previsíveis, mas que cumprem bem a função, querer ler o próximo capítulo.

Outro fator, são suas personagens sempre envolvidas em relações profissionais de relevância, afinal a autora trabalhou anos num jornal de economia, por isso, pode esbanjar um universo profissional característicos e bem verossímil do mundo que se presta a escrever.

Não gosto muito da forma melosa da escritora, tem horas que me sinto lendo Júlia, Bianca, etc, pra quem se lembra daquelas coleções antigas e românticas. Incomoda a mim qualquer autor terminar a história de amor na última página, parece muito “foram felizes para sempre”. Talvez seja por isso que a autora faça tanto sucesso entre as mulheres.

Bom, então vamos a alguns motivos por que se deve ler O Segredo de Emma Corrigan:

- O argumento é engraçado e autora consegue segurar bem pelas duzentas e poucas páginas. Existe até um “moral da história” interessante sobre as mentiras.

- É romântico e meloso. Eu não gosto muito, mas você pode gostar.

- Boas tiradas, muito engraçadas. Quando um livro leva de mim uma boa gargalhada, eu tiro o chapéu. E ela consegue. Ri muito, por exemplo, quando ela tenta esquecer o tal amor dela e resolve escrever na mão para se lembrar.

- Aqui para os escritores: a forma concisa de escrever da autora. O texto é simples e a gente tem a sensação que ela não vai segurar aquele simples argumento por tantas páginas. Mas, pasmem!, ela consegue e tem muita carta na manga. Os ganchos ao fim do capítulo são bem pensados. Também a protagonista que reina absoluta durante toda a história é um elemento bem interessante na forma de escrever dela. Não existem cenas ou histórias secundárias que dão suporte para uma principal. Tudo é centrado lá e Emma está em todas as páginas do livro.
- Um ponto bem negativo da autora: tem horas que a personagem dela parece ser muito burra. Tem coisas que ela diz umas coisas que é de amargar que estão mais que óbvias na cena construída.

Bom, a autora acaba de lançar um novo livro que estava bombando na Bienal de São Paulo desde ano, Menina de Vinte. Vou ler, mas acho que já dei bola demais para autora por hora. Eu saí de Lembra de Mim bem arrasado. Agora que limpou um pouco a barra, vou deixar para o futuro, que a Deus pertence. (Leia a resenha do livro no Lost In Chick Lit, clique aqui!)
Se quiser saber mais da autora, também dê uma olhada no linkdo Lost... e clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.