CURTA NOSSA FAN PAGE

30 de maio de 2017

Uma Fuga Perfeita É Sem Volta - romance de Márcia Tiburi - Blog e-Urbanidade

Uma Fuga Perfeita É Sem Volta da filosofa e escritora Márcia Tiburi é, sem dúvida, um livro que exige fôlego. As mais de 600 páginas é um mergulho profundo na psiquê e no universo de um personagem marcado pela solidão e abandono.

Klaus Wolf Sebastião tem sua rotina solitária quebrada pela ida ao trabalho - onde é um desconhecido guardador de volumes em um museu em Berlim -,  reuniões num grupo de filosofia  e, por fim, ligações anuais à família brasileira. E, em um dessas ligações, descobre que seu pai morrera e não fora avisado, dando o pontapé inicial para uma série de elucubrações do personagem até a sua final redenção.

Esta foi a minha primeira imersão em uma obra da autora em que tenho certa admiração pelas suas ideias desde o Saia Justa (GNT). Confesso que me foram sempre muito lúcidas e imaginei que sua ficção iria por ai.

Escrito em primeira pessoa, não tenho dúvida ser um dos personagens mais bem construídos que tenha lido nos últimos tempos. Sua percepção clara de quem é Klaus vai fazendo que as idas e a vindas àquela ligação inicial vá construindo e desconstruindo um homem em busca da sua própria identidade.

Não é um livro fácil. Exige esforço para quem se dedica a devorá-lo. Enquanto Ove (Minha Luta 1 - A Morte do Pai) e Minha Luta 2 - Um Outro Amor) descreve longas reflexões a partir do seu cotidiano e os papéis assumidos nele; Tiburi vai num nível ainda mais profundo do seu personagem, na percepção de sua singularidade e estranhamento. Para isso vale usar desde citações de Nietzsche, Dostoiévski e, porque não, Saint-Exupéry.

Pela capa já tinha uma ideia de quem seria Klaus ao final da história, porém isso em nada diminui o poder do epílogo. Em determinado momento, quando o personagem procura pela chave e se sente trancado por dentro do seu próprio apartamento, me identifiquei com a ideia de Almodóvar em A Pele Que Habito. Ali se concretiza a revelação e a redenção do protagonista.

Recomendo a leitura para quem busca boas histórias, sem grandes viradas, mas com personagens profundos, bem construídos e com uma visão extremamente sensível sobre a busca de identidade.

Boa leitura.

Uma Fuga Perfeita É Sem Volta 
Autor: Marcia Tiburi
Editora: Record
616 páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.