CURTA NOSSA FAN PAGE

27 de outubro de 2014

Garota Exemplar - o filme - Blog e-Urbanidade

Ben Affleck em cena com Garota Exemplar
Garota Exemplar é um daqueles bons filmes difíceis de fazer algum comentário sem cair em algum tipo de spoiler . Mas, vamos lá! Comecemos do mais fácil, a sinopse: adaptada do livro homônimo, conta a história de Nick (Ben Affleck) e Amy Dunne (Rosamund Pike), casal romântico que se muda para Missouri e no seu quinto aniversário de casamento, a moça some. Inicia aí uma história de suspense e cheia de reviravoltas surpreendentes.

O diretor David Fincher (de Seven - Os Sete Crimes Capitais, Zodíaco, A Rede Social, Millennium - Os Homens Que Não Amavam as Mulheres e House of Cards) constrói uma história cheia de contrapontos e com atores corretos. Por exemplo, as cenas da esposa (contando sua versão no diário) sempre embalada com músicas românticas e o marido desesperado, desgastado pela relação, em busca dela, mas aliviado ao mesmo tempo, com cenas secas e sem trilha sonora.

A construção e desconstrução constante dos personagens são dois pontos fortes do roteiro, adaptado pelo próprio escritor. Sem dúvida, tomar partido para algum lado não parece ser tarefa fácil e, muito menos, possível. Quando os créditos sobem dá até para perdoar os personagens e ir para casa pensando sobre a função (e desfunção) das relações entre duas pessoas, principalmente no casamento.

Vale também falar da interpretação - sempre econômica - de Ben Affleck fazendo o bom - ou mau - marido em suas várias facetas e, por outro lado, a romântica - psicopata, louca etc e tal - esposa de Pike.

Garota Exemplar é uma boa oportunidade para refletir sobre a mídia sensacionalista e seu oportunismo, incluindo a imprensa marrom que estamos acostumados a ver, inclusive aqui no Brasil. Mas, é uma produção para fazer pensar sobre o casamento e sua capacidade de esconder reais sentimentos para tornar algo apenas bom para ser visto e admirado.

É sim deprimente pensar que duas pessoas possam se ajuntar, na proposta de viver uma relação de amor e cumplicidade e isso descambar para outro lado. Então, românticos de plantão: vão com calma. E se for se casar nos próximos meses, escolha uma comédia romântica. Melhor!

Por outro lado, é um daqueles trillers bons e imperdíveis. Recomendo!

Minha opinião
: D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.