CURTA NOSSA FAN PAGE

12 de março de 2014

Ou Você Poderia me Beijar

I
Casal na juventude (Thiago Carrera e Felipe Ramos)
e na velhice (Roney Facchini e Cláudio Curi)
Foto: Claudinei Nakasone
Confesso que fico muito mais empolgado e curioso quando uma peça de teatro em cartaz aqui em São Paulo recebe elogios e estrelas a mais em sua classificação na agenda semanal, por isso. e outros motivos, fui ver Ou Você Poderia me Beijar. O espetáculo está numa sala pequena, no Núcleo Experimental de Teatro na Barra Funda, com lotação máxima de 60 pessoas, até dia 27/04.

No palco a história do casal A e B, dois homens que estão juntos há sessenta anos, até que B é diagnosticado com enfisema, em estado terminal. A partir dai, cria-se um jogo com o casal em três momentos da vida: ao se conhecerem, na meia-idade e atual, próximos da morte.

Várias coisas me impressionaram no espetáculo. Primeiro, a dramaturgia a partir de um argumento bem original. A carpintaria textual, completada pela boa tradução, completa o deleite para quem gosta de um bom texto teatral. (Digo ainda que é empolgante - ou até decepcionante -  para mim que um dia tentei ser dramaturgo ou roteirista ao assistir um texto tão bem escrito e criativo!)


Casal na meia-idade (Marco Antônio Pâmio e Rodrigo Caetano)
e personagem curinga (Clara Carvalho)
Foto: Claudinei Nakasone
Agora falemos da direção que é afinada com uma das melhores direção de atores que tenha visto nos últimos tempos, explicitado, por exemplo, com as semelhanças e nuances dos personagens em três fases, muitas vezes com todos em cena. Obviamente, sem um elenco competente isso seria impossível. Não dá para excluir nenhum dos sete profissionais (além do casal - em três versões -, uma personagem coringa feminina costura a narrativa) no completo mergulho ao jogo cênico proposto. Meu mais profundos e sinceros BRAVO! a eles.

Não dá para excluir as também competentes iluminação, cenografia econômica e eficiente, e sonoplastia feita com um piano ao vivo e música gravada, utilizada ora como trilha sonora ora acidentalmente. E se falta falar de algo, desculpe-me, mas como sempre gosto de dizer, Ou Você Poderia me Beijar, antes de mais nada é um espetáculo muitíssimo bem realizado, ou seja, um grande time envolvido.

É sim imperdível e prepara-se, leve lenços! Obviamente está pensando ai, trata-se da morte do integrante de um casal juntos há sessenta anos, não poderia ser diferente, certo?! A emoção não é nada trivial, portanto prepare-se para emocionante cena final e para muitas outras. Por exemplo, fique de olho na ação em que A e B nadam, no início do espetáculo, pois é de uma plasticidade de arrepiar. Também observe os olhares e o espelhamento dos personagens em seus vários momentos.

Vocês não têm mais dúvidas se devem ir, ok!? Então, se organize, compre pela internet www.compreingressos.com (acho uma fortuna a taxa de serviço que cobram nesses sites) ou chegue mais cedo, a bilheteria abre uma hora antes. Eu preferi ir um dia antes e garantir para o dia seguinte, afinal um bom goiano-mineiro nunca perde o trem.

No mais, bom espetáculo! Acho até que vou novamente.

Minha opinião: 
:D

Elenco
Clara Carvalho
Cláudio Curi
Felipe Ramos
Marco Antonio Pâmio
Rodrigo Caetano
Roney Facchini
Thiago Carreira

Ficha técnica
Tradução: Thiago Ledier
Direção: Zé Henrique de Paula
Preparação vocal e direção musical: Fernanda Maia
Preparação de atores: Inês Aranha
Assistência de direção: Thiago Ledier
Cenografia e figurinos: Zé Henrique de Paula
Piano: Fernanda Maia e Rafa Miranda
Iluminação: Fran Barros
Ass. cenografia e figurinos: Cy Teixeira
Vídeo e making of: Herbert Bianchi
Fotos: Ronaldo Gutierrez
Assessoria de imprensa: Patricia Pichamone
Produção executiva: Claudia Miranda
Assistência de produção: Priscilla Oliva
Projeto escola: Alexandre Meirelles

Teatro do Núcleo Experimental 
Rua Barra Funda, 637 Barra Funda - Oeste
(011) 3259-0898
Estac. (R$ 10 p/ 2 h - convênio).
Ingresso: R$ 40. - 56 lugares
De 07/02/2014 até 27/04/2014
Sexta: 21h
Sábado: 21h
Domingo: 19h

Um comentário:

  1. Muito obrigado, Celso Faria pela linda matéria e pelo carinho em sua coluna. Ficamos muito felizes que tenha gostado.
    Abraço carinhoso.
    Cláudio Curi

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.