CURTA NOSSA FAN PAGE

27 de novembro de 2013

Um leigo na Bienal de Arte 2013 - Blog e-Urbanidade

Por que ir na Bienal de Arte que está aberta até 8 de dezembro no Parque Ibirapuera? Reconheço que das que acompanhei, essa foi a mais desestimulante que fui. Claro, a tal arte moderna, os “desconstrutores” do que seja arte, as instalações e vídeo-instalações estão por lá.

Antes de prosseguir, devo dizer que não sou especialista em nada sobre arte. Sou totalmente leigo. Conheço aqui ou ali algumas técnicas e teorias graças algumas leituras e do tempo de estudante. Mas, admito, nunca fui um admirador das tais técnicas contemporâneas. Mas, em alguns momentos, algumas instalações mexeram comigo. Arte, na minha forma simplista de ver, envolve técnicas e já me detetive por alguns minutos em algumas obras para ver o detalhe do traço etc e tal. Infelizmente, pouco disso tem na Bienal, até porque penso que não seja esta mesma a proposta. Porém, fiquei por alguns minutos diante de algumas obras do Volpi nesta edição. Nunca tinha estado frente a frente a um. Fascinante!

No mais, poucas coisas realmente mexeram comigo, como a tal vídeo-instalação do rapaz preso a uma cabra e ao carangueijo. Também uma que representava a chuva, feita com linha de anzol. Não me lembro de nomes, mas algumas coisas valeram a ida e outras, nem tanto. Senti falta de vanguardismo, até porque colocar pão velho dentro de uma caixa e dizer que uma descontrução da arte já deu.

Vale a pena ir na Bienal? Sempre vale. Acrescentar conhecimentos, sensações e pontos de vistas sempre são fundamentais na nossa constante formação artística. Sugiro acompanhar alguns dos monitores em algumas explicações e participar de algumas oficinas, se possível for. No mais, sinceramente, é decepção.


Serviço:
 21 de set - 8 de dez 2013
Parque do Ibirapuera
Pavilhão da Bienal -  São Paulo
Entrada gratuíta
Horário de visitação:  ter, qui, sáb, dom e feriados das 9 as 19h - entrada até 18h qua e sex das 9 as 22h - entrada até 21h fechado as segundas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.