CURTA NOSSA FAN PAGE

28 de agosto de 2012

Quando a Arte encontra o Design – uma mostra da Arte Aplicada Brasileira - Blog e-Urbanidade


Abre a partir de hoje e fica até dia 15 de setembro a exposição Quando a Arte encontra o Design – uma mostra da Arte Aplicada Brasileira no espaço ETEL,  com obras de Marcelo Cipis, Roberto Mícoli e Paulo Werneck.

Inédita, a coletiva traz peças conceituais de Arte Aplicada. Obras assinadas por renomados artistas que são ao mesmo tempo criações artísticas únicas e com determinada funcionalidade.  

As Kaixollas, de Marcelo Cipis, surgiram da necessidade de, chegando-se em casa ou no trabalho, organizar os pertences como chaves, documentos, carteiras, óculos, lenços, canetas, celulares e outros itens, num só lugar. Nada melhor do que garantir o local adequado para guardar todos esses badulaques.

Da mistura de caixa com cachola, cujo significado é cabeça, surgiu caixola e daí Kaixolla. Sendo o objeto, uma “cabeça”, Marcelo Cipis desenha nela os componentes faciais comuns aos seres humanos: boca, olhos, nariz e ouvidos, criando feições diferentes de uma para outra. São peças únicas, pintadas uma a uma, assinadas, datadas e numeradas. Trata-se, portanto, de uma obra utilitária, mas também de uma obra de arte.

O caráter múltiplo de atuação permeia toda a obra deste artista. O protótipo da Kaixolla foi projetado pela designer Etel Carmona, que, junto a Cipis, criou para o objeto soluções simples e refinadas. A parceria entre os dois artistas teve início em 1991, quando Etel confeccionou os móveis, desenhados na época por Fúlvio Nanni, para a instalação Cipis Transworld, apresentada por Marcelo na 21.ª Bienal Internacional de São Paulo.


Um casamento perfeito entre o trabalho dessa designer que trata a madeira com tanto amor e o trabalho desse artista que oferece a cada peça um toque humano e divertido. Marcelo Cipis transita pelo desenho, pela ilustração em revistas, por jornais, em livros infantis (também como autor dos textos), em livros em geral, em projetos gráficos, em logotipos, em pintura, em escultura, em instalações, em design de luminárias, em móveis e outros.

Telas de Roberto Mícoli compõem biombos cujo design de Etel resgata os conceitos de “arte aplicada” do modernismo brasileiro, tendo John Grass e Flavio de Carvalho - entre outros - como fortes expressões do período.

Serviço 
Exposição: Quando a Arte encontra o Design – uma mostra da Arte Aplicada Brasileira
 Horário: 18h às 22h
Local: ETEL - Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1.834, Jardim Paulistano, São Paulo
Período de Exposição: 29 de agosto a 29 de setembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.