CURTA NOSSA FAN PAGE

29 de agosto de 2012

Gikovate e o poder da mudança - Crônica - Blog e-Urbanidade

Passei a ser um dos mais assíduos ouvintes de podcast, tenho baixado e caminhado pela cidade escutando os mais variados programas. Esta semana estou escutando o psicoterapeuta Flávio Gikovate pela CBN. São programas gravados semanalmente na Livraria Cultura do Conjunto Nacional em São Paulo, onde o terapeuta responde perguntas dos expectadores presentes no teatro, algumas escritas e outras feitas por e-mail. Também, abre falando de um tema geral. Já ouvi sobre a tristeza, a alegria, a preguiça e por ai vai.

Gosto de Gikovate após ler alguns dos seus livros e, principalmente, pela forma pragmática de tocar a vida. Por exemplo, impressionou-me a sua visão sobre o uso de remédios para insônia ou qualquer outro para manter o humor. Ao ser perguntado se eles viciam, disse: - É melhor ficar viciado ou dormir mal? – E completa: - Ter insônia é a pior coisa do mundo. – Durante o restante da exposição não defende o uso do remédio por si só, mas que devemos tirar alguns preconceitos sobre tais procedimentos. Se o problema é crônico, assim como hipertensos ou diabéticos usam artifícios farmacêuticos, as pessoas com problemas psíquicos também devem usar tais medicamentos e serem felizes.

Mas, o assunto que me deixou mais reflexivo, apesar de não ser tão novidade assim, trata-se do foco do trabalho da psicoterapia. Ao ser perguntado por uma das participantes sobre o que fazer com os pais que não mudavam, ele respondeu: - Quem muda é você. A única peça que temos o poder de mexer é a nossa, ou seja, em nós mesmos.

Posso dizer. com toda a certeza. que foi esse o meu grande achado nos anos de psicoterapia. Não dá pra esperar que o outro se mexa. Se para nós mesmos mudarmos alguma coisa é difícil, imagina a dificuldade em fazer com que o outro se mexa, porque achamos isso ou aquilo?

Muitas vezes mudar significa pensar de forma diferente. Talvez seja apenas uma atitude em fazer com que determinada coisa nos afete com menos força. O importante é dar menor poder às coisas. Sentir menos dor quando alguém te fecha a cara ou até mesmo te corta no trânsito, descobrindo os motivos reais e internos em sentir aquilo. Por outro lado, não devemos fazer o jogo de que está tudo bem e nem, se necessário for, deixar de avisar ao outro sobre a necessidade de mudar aqui ou acolá. Porém, o importante é compreender que a mudança sempre parte de nós mesmos, a única peça possível a ser alterada.

Alterar alguma coisa em nós mesmos não é tarefa fácil, leva tempo e é preciso ter foco.E faz parte do processo de amadurecimento.

E para terminar, se quiser baixar os podcasts do Gikovate e outros mais da CBN, só entrar no site deles e assinar. Em seguida, todos baixam automaticamente pelo seu computador ou celular. Também gosto de ouvir o Max Gehringer e Miriam Leitão. Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.