CURTA NOSSA FAN PAGE

10 de janeiro de 2012

Mulheres Ricas na Band - Blog e-Urbanidade


Programa Mulheres Ricas - Band
Janeiro é um mês terrível para assistir tevê e a programação do cinema também não ajuda muito. Além do chatíssimo BBB que tem gente que ama e outros que odeiam (faço parte desse último grupo), aparecem algumas coisas inusitadas, como a o reality show da Bandeirantes, Mulheres Ricas.

Inicialmente pensei quer era alguma novela mexicana, pois o nome lembra muito isso. Mas, apresenta a rotina de algumas mulheres ricas do nosso país, a chamada elite brasileira. Com certeza, nós iríamos ver muita bobagem, principalmente quando no grupo está, inclusive, Narcisa Tamborindeguy que parece estar sempre fora de si, para não dizer coisa pior. Na verdade, até esperava dar umas boas gargalhadas e ver, em alguns momentos, festas elegantes, jantares finos, cafés da manhã incríveis, quartos maravilhosos... Nada disso vi ainda!

O mais inquietante no programa é o que li há tempos atrás de um filósofo, dizendo que entendemos um povo e o nível de cultura de um país quando analisamos sua elite. No Brasil nossa elite ainda, em grade parte, não está interessada em cultura e sim em consumir marcas. Tudo bem que no mundo do luxo as marcas estão lá e fazem sucesso, mas em vários países desenvolvidos a elite tem o papel também de fomentar a cultura.

Quer ver um exemplo? O mecenato no renascimento, ou seja, burgueses que contribuíam e incentivavam a cultura. Em muitos países, filósofos, artistas, dramaturgos e por aí vão são sempre convidados para reuniões sociais da elite econômica. Além de convidados, são ouvidos e influentes.

E o que tem Mulheres Ricas com isso? Ontem mesmo apresentou horas e horas da mulher impressionada que a fulana de tal faz um risoto! Nem eu acreditava que eu via isso! E o dia da Barbie? Finalmente, quando a arquiteta abriu a champagne com a espada, a pobre nem sabia explicar o significado histórico daquele ato. Apenas disse, meio sem saber o que dizer: “Aprendi no Sul!”. Sim, basta visitar os vinhedos do Sul do país para ouvir a explicação. Isso sim, é glamour. (Se quer saber, leia aqui. )

Não espero um programa cultural, mas o programa entristece ao percebemos que a nossa elite ainda é tão rala e limitada. Mulheres Ricas é um exemplo de que a crise no Brasil não está apenas nos níveis baixos de escolarização, mas que até no níveis altos, as pessoas são egoístas, mesquinhas, limitadas e acha que ser rico é consumir marcas. 

Um comentário:

  1. Vi no domingo, a reprise do primeiro episódio!!! E assim como você, também esperava outra coisa... outras abordagens.

    Confesso que me incomodou tanta "futilidade"... não que eu seja o exemplo humano ou algo do tipo...

    Mas as constantes compras, champagnes...

    Em certos momentos, com determinada participante, eu achei q ela estava tentando interpretar... tamanho o esforço em parecer simpática... e só se mostrar o contrário disso, com o irritante "hello"... :)

    Ontem, não vi... mas no domingo, quero ver este episódio!!!

    E é assim... seguimos com muita coisa boa na tv!!! hahaha

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.