CURTA NOSSA FAN PAGE

8 de dezembro de 2011

São Paulo - crônica de um morador - Blog e-Urbanidade

Estou completando os meus seis meses como morador de São Paulo. Não sei exatamente o que isso representa, mas já abandonei aquela história de que vir para uma cidade grande, tentar se estabilizar seja muito mais que um sonho. Acho ainda que a gente deva sonhar por coisas maiores como, por exemplo, ser feliz, ter uma casinha branca com gerânios na janela... Mas, voltando ao foco, o tema de hoje é a mudança para cá.

São Paulo abraça, afinal não tem como não ser recebido diante de tantas tribos que aqui existem. Você encontra intelectuais, bar de metaleiro, shopping gay, praça de atores, restaurante de todas as nacionalidades, etc etc. Aqui se tem tudo, basta procurar.

Também existe o trabalho e quando se mora aqui, ele realmente nos absorve. Não posso, de forma alguma, dizer que também não era absorvido em Brasília, por exemplo. Mas aqui o deslocamento é um processo complicado. As distâncias são relativamente pequenas, mas a espera pelo sinal aberto, pelo seguir em frente é quase um sonho por um mundo feliz. Ah, e quando tem um acidente e fecha-se algumas pistas, esquece! Tenha sempre músicas no seu iPhone ou tocador de mp3.

Paulistas fazem filas para tudo. É simples, basta juntar algumas pessoas e lá está a dona fila. E se está pensando em assistir um filme ou quem sabe comer naquele restaurante no fim de semana, prepare-se para esperar. Você deve pensar no desconforto disso tudo, certo?  Mas fique tranquilo, paulistas fazem isso com naturalidade. A gente aprende isso rápido ou é devorado.

Aqui também é preciso saber usar GPS e também conhecer um pouco das ruas, afinal a maquininha pode te levar para lugares estranhos. É necessário também saber cruzar avenidas com cuidado e, principalmente, valorizar uma tarde em casa, assistindo tevê e quando o sol sai, correr para aproveitar dias assim, que são quase sempre improváveis.

Não tenho a receita para se viver bem aqui, aliás viver bem em qualquer lugar é necessário um pouco de força de vontade, o mundo não anda fácil. A felicidade e a infelicidade não estão na cidade ou nos outros, mas dentro da gente mesmo (um assunto pra tratar futuramente). O importante aqui é achar sua turma, dar uma volta na av. Paulista - que aliás tem uma decoração de Natal fantástica - e aproveitar para ser quem você for, aqui sempre terá sua turma. E sonhar, sempre. Não em morar nesta poluição, mas em encontrar o melhor de você mesmo.

2 comentários:

  1. Me amarro na decoração de natal da Paulista. Um dos pontos a se visitar com certeza pra quem quer ver beleza e criatividade. Abraços e boa sorte em Sampa.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto, Celso! Adoro!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.