CURTA NOSSA FAN PAGE

5 de setembro de 2011

Filme Um Conto Chinês - Blog e-Urbanidade

Filme Um Conto Chinês
O que nos une, universalmente? A perda, o sofrimento e um pouco de acaso! A partir dessas premissas é construído o novo filme argentino que chega ao Brasil, Um Conto Chinês, do diretor Sebastián Borensztein, que fez lá em terras portenhas mais de um milhão de expectadores.

A história por si só é uma delícia. Inusitadamente, lá na China, um rapaz vai pedir a mão da noiva em casamento quando morre, ali mesmo no lago, por uma vaca que cai do céu. Com corte direto, entramos na vida de Roberto, interpretado maravilhosamente por Ricardo Darín, um comerciante cheio de manias, rotinas, sem espaço para qualquer inovação.

E é exatamente o acaso que leva com que o chinês Jun (Ignácio Huang), o da vaca voadora, se encontre com Ricardo. Após Jun sofrer um assalto em Buenos Aires,  o comerciante resolve levar, muito a contragosto, o rapaz para passar alguns dias em sua casa, enquanto encontra sua família. Temos o início e uma série de cenas muito engraças, principalmente pelas atitudes ranzinzas do protagonista.

Vários são os pontos positivos do filme e que faz dele mais uma das excelentes películas portenhas que chegam aqui. Primeiro, o roteiro. Enxuto e simples, centrado nas atitudes de Roberto, nos emociona quando se deve e nos provoca muitas gargalhadas quando quer. Talvez o ponto alto mesmo, seja ter focado toda a história no universo único e ranzinza de Roberto.

A direção de Borensztein também é eficiente, mesmo sendo um pouco recente sua entrada no cinema. E consegue, como ninguém, construir uma história simples e fantástica. Aliás, a cena de abertura, com a tela virada é show, já que o prólogo (da vaca voadora) acontece lá na China. E mais ou menos isso que vai fazer Jun na vida do protagonista, virá-la de cabeça para baixo.

Agora, vamos a quem merece mesmo todos os elogios. Os três atores que levam a história: Ricardo Darín, Ignácio Huang e Muriel Santa Ana. Claro, que outros personagens aparecem aqui e ali, mas a história é construída sobre eles. E Darín dá um show de interpretação, como sempre, como já vimos em outros filmes e principalmente no maravilhoso O segredo dos seus Olhos.

Fique de olho na cena em que Jun recebe a ligação do seu tio. Mesmo a gente não entendendo uma palavra, é emocionante. E também veja que maravilhosa a cena em que Ricardo se emociona diante da declaração da sua vizinha. Sem nenhuma lágrima, sua emoção nos faz ficar mudos, segundos depois de dar uma risada.

É necessário assistir sim. Além de ser uma história emocionante, o final feliz nos mostra que a gente deve seguir em frente, tomando cuidado com as coisas que nos endurece e das lembranças que podem muitas vezes nos atrapalhar a seguir em frente


Un Cuento Chino
Argentina , 2011 - 93 minutos
Comédia
Direção:
Sebastián Borensztein
Roteiro:
Sebastián Borensztein
Elenco:
Ricardo Darín, Muriel Santa Ana, Javier Pinto, Ignacio Huang
Minha opinião : D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.