CURTA NOSSA FAN PAGE

8 de setembro de 2011

Novela Fina Estampa - Blog e-Urbanidade

A cena!

Tudo bem, eu gosto de novela mesmo e vira e mexe eu vou falar sobre elas aqui. Certo?! Nem só de livros vive um escritor, aliás considero também as novelas brasileiras como um tipo de literatura.... Bom, isso é um outro assunto e um vespeiro que não tenho capacidade de discutir. Mas é preciso um post especial o capitulo de Fina Estampa do dia 07 de setembro.

Comecemos do início, preciso dizer que acompanho Fina Estampa há pelo menos uns dois anos, quando ainda se chamava Marido de Aluguel e a protagonista provavelmente seria Glória Pires. É que em 2009, o autor Aguinaldo Silva abriu uma oficina para autores de novela e fez uma seleção enorme. Eu fiquei entre os cem primeiros colocados, mas na seleção final, que seriam selecionados os vinte últimos, fiquei de fora. Mesmo assim, acompanhei toda a oficina, que foi o ponto de partida para a sinopse, e todo o desenrolar.

Aguinaldo Silva é um autor popular, mesmo. Basta dizer sobre alguns sucessos seu, como Roque Santeiro e mais recentes, Duas Caras e Senhora do Destino. Todas com audiência acima da média. Mas, sinceramente pensei que o páreo seria duro, ainda mais que entrou em primeiro lugar Insensato Coração que tinha Gilberto Braga a frente. Porém, foi uma decepção só. Assim, preferi não ir fazendo elogios a nova empreitada da Globo, antes que realmente visse as coisas acontecerem.

Reconheço que fiquei bem impressionado com o primeiro capítulo, que todos que escrevem novela profissionalmente e em todos os cursos de teledramaturgia que faço, é o tendão de aquiles de uma nova  produção. Ou seja, apresentar a história, já apontar para o casal e a história de amor principal e fazer com que o público se interesse. E olha, Aguinaldo conseguiu fazer com maestria. Começou uma discussão na internet de que parecia novela das sete que achei sem sentido.

Os capítulos vêm vindo, e ontem, sete de setembro, quando ia acontecer o jantar de noivado de Antenor (Caio Castro) com a filha de Thereza Cristina (Cristiane Torloni), as cenas foram simplesmente eletrizantes e emocionantes. Foi mesmo de arrepiar o brinde com que Griselda (Lilia Cabral) oferece, dizendo que na verdade o rapaz é filho dela.  E a surra que acontece em seguida? Arrepiei e chorei junto.

Aguinaldo promete muitas novidades, aliás no seu blog já disse que terá uma novela a cada trinta capítulos, será “uma novela tanquinho”, ou seja, sem barriga. Torço muito para que isso aconteça e fico feliz que tenhamos realmente uma história eletrizante, emocionante e muito boa na tevê brasileira.

Para terminar, preciso dar parabéns a toda a equipe de Fina Estampa, desde o talentoso Aguinaldo Silva, o diretor Wolf Maia, toda a galera envolvida e, principalmente, os atores. Todos, desde Lilia Cabral a Marcelo Serrado (pela sua curta participação no capítulo de ontem) estavam ótimos. Um grande momento da tevê brasileira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.