CURTA NOSSA FAN PAGE

8 de janeiro de 2011

Rede Social e Direito de Amar - Blog e-Urbanidade

Falo aqui de dois filmes que pude assistir nestes dias de recesso e foram boas surpresas. Além de Do Início ao Fim, É Proibido Fumar e Lula – o Filho do Brasil, agora foram Rede Social e The Single Man (traduzido no Brasil “Direito de Amar”.

A Rede Social - o filme

Rede Social é um bom filme, apesar de ter tido muita dificuldade de acompanhá-lo no início, acho que esse era o objetivo do diretor, ou seja, mostrar que o rapaz era mesmo confuso e superdotado. Ao mostrar como nasceu o Facebook, entramos numa história em que percebemos que no mundo das novas tecnologias os critérios pra ficar rico são também inovadores.

Não acredito que Rede Social mereça o Oscar, mesmo estando com seis indicações no Globo de Ouro (melhor filme de drama; melhor diretor, para David Fincher; melhor ator, para Jesse Eisenberg; melhor ator coadjuvante, para Andrew Garfield; melhor roteiro e melhor trilha sonora original).

Realmente o roteiro é bom, consegue-se apresentar uma história que poderia ser muito chata de uma forma muito interessante e criativa. As fusões entre o julgamento e os fatos acontecidos são bem costurados e são feitos de forma muito eficiente. E o autor principal, David Fincher, que interpreta Mark Zuckerberg, nos deixa em dúvida se é um bom rapaz ou não. Mas não temos dúvidas que é um grande babaca, palavra da advogada!

The Single Man é a estreia do estilista Tom Ford no cinema e que deu o maior ti-ti-ti no início do ano. Primeiro, por ser uma história muito forte – a preparação do suicídio de um professor em depressão, após perder seu namorado em um acidente – e ao mesmo tempo ter muitos pontos positivos.

Single Man
Vamos aos pontos positivos. Colin Firth está ótimo e merecia o Oscar em 2010. Perdeu, mas como a Academia gosta de pagar dívidas, dizem que esse ano será a vez dele receber, pela sua também boa interpretação em O Discurso do Rei que está nos cinemas.

Julianne Moore faz uma coadjuvante e arrasa. Está tão bonita e tão bem que não deixa de impressionar. É uma pena que não saiu nem na lista do Oscar no ano passado. Mas 2010 não foi um bom ano para Academia, não acha? Basta lembrar que Guerra ao Terror levou o de Melhor Filme.

E a direção de Tom Ford é um primor. A fotografia é belíssima e impressionante. Também a reconstrução histórica dos anos sessenta é uma das melhores já vista no cinema. É sem dúvida, um dos pontos fortíssimos do filme.

É isso, esperem que se divirtam e me conte mais!

3 comentários:

  1. Assisti a Rede Social esta semana! O início me foi familiar (embora diálogos muito rápidos)... as linguagem de computação mencionadas, os algoritmos... enfim, fizeram parte da minha vida, por um tempo.

    Gostei muito das amarras, entre o passado e o presente... enfim, é um bom filme!!!

    Não assisti a muitos filmes ano passado... mas não daria o Oscar a este!!! :)

    ResponderExcluir
  2. Adorei Single Man, não só porque sou fã do Colin Firth, mas por todos os motivos que você citou. E também gostei muito de Rede Social. Nem me fale em Guerra ao terror que fico até com raiva de lembrar desse fiasco. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Celsão!

    Não vi a Rede Social, mas ja li ehehhehe. Adorei o livro valeu mesmo. Vou ver o filme ainda essa semana.

    abraço

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.