CURTA NOSSA FAN PAGE

2 de abril de 2010

Qual a origem do homem? - Crônica - Blog e-Urbanidade


Hoje a Folha de São Paulo traz uma matéria muito interessante. A pesquisa feita pela Data Folha sobre a origem do homem. Segundo dados, 59% dos pesquisados acreditam na criação Divina, 25%, em Adão e Eva e, finalmente, 8%, em Darwin.

O que é mais interessante na reportagem é que esses números aumentam em direção as ideias do darwinismo à medida que se cresce o grau de instrução e renda.

Outro dado relevante é que as religiões, tais como, Catolicismo e Protestantes, têm começado a ver com olhar menos preconceituosos as teorias de Darwin, numa tentativa de “harmonizar o conhecimento científico com o conhecimento bíblico”.

Quando vejo tais estudos fico encabulado. Como podemos estar em 2010 e ainda termos tais questões sendo analisadas. Na verdade, concordo ainda com aquela ideia do Marcelo Gleiser de que precisamos deixar de fazer relação de que ciência é racional, logo não religiosa. Tal dicotomia cria um certo distanciamento dos extratos religiosos dos avanços científicos.

Conclusão, precisamos avançar. Quanto, cada vez mais, retiramos os aspectos religiosos dos temas mais crescemos. Na ciência, na política e por ai vai.

E você, em qual destes grupos se encontra?

Um comentário:

  1. Pra quem quer uma leitura, leve e despretensiosa, porém bem embasada, recomendo O LIVRO DE OURO DA EVOLUÇÃO de Carl Zimmer.

    Eu na verdade não saberia dizer no que acredito, porém sei dizer no que NÃO acredito.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.