CURTA NOSSA FAN PAGE

1 de dezembro de 2008

Gloriosa - Florence na mão de Marília Pera - Blog e-Urbanidade


Marília Gabriela no papel de Florence Foster
No sábado, assisti, aqui em Brasília, a ótima peça Gloriosa, com Marília Pêra, Eduardo Galvão e Guida Viana.

O espetáculo, dirigido por Charles Möeller e Claudio Botelho, narra a história de Florence Foster Jenkins uma milionária excêntrica que não conseguia acertar uma única nota musical. A peça, escrita por Peter Quilter, foi inspirado na história real da cantora e se tornou um grande sucesso no Birmingham Repertory Theatre. A montagem estreou em agosto de 2005 e logo se tornou a peça mais vendida na história daquele teatro e apresentou-se para casas cheias em várias cidades até estrear em Londres, onde teve críticas elogiosas e ficou durante seis meses no Duchess Theatre, ganhou o prêmio “Theatregoers” e também o “Laurence Olivier Award” de melhor comédia musical

Florence Foster Jenkins foi uma mulher que acreditou no seu sonho até o fim, embora ela mesma desconfiasse, às vezes, do seu talento. Tendo gravado dois discos às suas próprias expensas e, no entanto, sem que se saiba de nenhum registro em filme de suas apresentações, Florence Foster Jenkins é cultuada no mundo todo como uma das personalidades mais excêntricas do século passado.

O autor Peter Quilter, define assim sua personagem: “a interpretação de Florence é terrível, mas ela parece indiferente a isso, acompanhando seu suicídio vocal com poses artísticas e saltos ocasionais ao redor da sala”. Suas performances ao vivo atraíam fanáticos e alguns personagens muito famosos da época, como os compositores Cole Porter e Irving Berlin.

A derradeira apresentação de Jenkins no Carneghie Hall em 1944 atraiu uma multidão recorde àquela casa de espetáculos. Mais de três mil pessoas pagaram e outras milhares tiveram de voltar para casa frustrados por não conseguirem um ingresso para ver a “diva”. Foi o maior acontecimento “artístico” da cidade de Nova York naquele ano.

A montagem brasileira de Gloriosa traz Marília Pêra como Florence Foster Jenkins. Marília empresta toda a sua experiência como atriz e cantora a esta personagem que, nas mãos de outra artista de menos recursos, poderia ficar reduzido a apenas um retrato cômico de uma mulher sem noção da realidade.

Mas é muito mais que isso. Mrs. Jenkins, na interpretação de Marília Pêra, aparece com toda a sua grandeza, do patético ao sublime, do ingênuo ao arrogante, uma mistura de solidão e bravura.
Para a direção do espetáculo, foi convocada a dupla Charles Möeller e Claudio Botelho, os dois mais importantes nomes dos musicais no Brasil atualmente. Embora não se trate de um musical propriamente dito, Gloriosa é uma comédia com música.

Conhecidos pelo acabamento e qualidade artística de suas grandes produções, como A Noviça Rebelde, Sweet Charity, Ópera do Malandro, entre outras, Möeller e Botelho trazem para esta delicada comédia musical a sua visão aprofundada da cantora que teria sido o ícone do “Bel Canto às Avessas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.