CURTA NOSSA FAN PAGE

2 de janeiro de 2015

A Família Bélier - Blog e-Urbanidade

A Família Bélier
O ditado "em terra de cego quem tem um olho é rei" e quando este rei decide ser destronado seria a metáfora que resumiria o filme francês A Família Bélier. A história é assim: Paula é uma garota em plena adolescência, frente ao seu primeiro amor, e descobre-se com talento especial para a música, porém é integrante de uma família com todos os membros surdos (pai, mãe e irmão). Como moram numa área rural e vivem da fabricação de queijo, sua capacidade de ouvir e falar faz o link familiar com o mundo externo. E a possibilidade dela ir embora para Paris, para estudar música, é o ponto de partida para o conflito familiar.

O roteiro poderia parecer óbvio, mas o que torna A Família Bélier um ótimo programa é o de perceber como vários sistemas sociais se alteram naquela família pela capacidade de apenas um dos membros ouvir. Por exemplo, a cena em que a mãe reclama do momento em que descobriu, com Paula ainda bebê, ter a sua audição normal. Existe uma série de bons momentos que o diretor nos leva a essa reflexão.

Um momento feliz do diretor (e é uma das cenas mais lindas) é quando a família vai assistir a apresentação final do coral da escola de Paula e a menina canta o seu dueto. Ao nos colocar no lugar da família, nos faz entender o ponto de vista, nem tão óbvia, na forma de pensar da família Bélier.

Nem tudo são flores no script. principalmente no desenvolvimento das histórias paralelas: o primeiro amor de Paula e a candidatura do pai Rodolphe à prefeitura da cidade. Sem concluí-las ou pouco aprofundadas, porém permitem que os atores Karem Viard e François Damiens (pai e mãe, respectivamente) brilhem e levem a platéia a dar boas gargalhadas.

Uma curiosidade do filme é que a atriz Louane Emera (Paula) foi candidata ao The Voice francês e o que a levou a notoriedade.

Bom filme e não deixem de assistir.

Minha opinião
:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.