CURTA NOSSA FAN PAGE

14 de outubro de 2012

Luis Antonio – Gabriela - Blog e-Urbanidade

Sei que já estava ficando feio para meu lado, afinal todo o final de semana dizia que desse não passava para conferir o espetáculo Luis Antonio – Gabriela do diretor Nelson Baskerville, Verônica Gentilin e Cia. Mungunzá de Teatro. Foram quase seis semanas repetindo o mesmo mantra sem realizar o tal feito. Mas, como este era o último da temporada, tomei um pouco de tenência e lá fui eu.

Ao chegar ao teatro tive a sensação de que não conseguiria passar da bilheteria, pois a fila era enorme e por dez ou quinze minutos não consegui dar um passo a frente. Ao pedir esclarecimento sobre o que estava acontecendo, me deram uma resposta nada criativa: tudo era culpa do sistema. Sistema esse que rodava num notebook com uma funcionária nada animada, para um sexta-feira de feriado. Mas, sobrevivi.

Depois de muita demora, entrei na sala e, em pouco minutos, esqueci de tudo diante da qualidade do espetáculo apresentado. Considerado a melhor produção do momento em São Paulo, a montagem além de possuir uma história impactante, utiliza das mais variadas linguagens para conseguir se comunicar com a plateia.

Denominado de teatro documentário, o expectador tem a possibilidade de conhecer a história real do ator e diretor Nelson Baskerville e seu irmão Luis Antonio que nasceu em 1953, era homossexual e viveu em Santos até os 30 anos, quando se mudou para a Espanha. Durante três décadas, quase nada se soube dele, que, em Bilbao, assumiu a identidade de Gabriela, protagonizou shows em boates e acabou vitimado pela Aids em 2006.

Obviamente ótimas interpretações e uma montagem feita claramente em grupo, utiliza de todo o tipo de linguagem possível no palco, desde a fala, a projeções com imagens colhidas na hora por duas câmeras em cena ou gravadas anteriormente. A iluminação vai desde luzes jogadas no chão que recebem tecidos de cores variadas a lanternas com fachos projetados pelos atores em seus rostos. E como tudo é possível, até mesmo um daqueles luminosos com texto usados em comércio é tomado partido para se comunicar com o público.

Neste final de semana termina mais uma temporada da peça. Ainda dá para ver hoje. Mas, quem não conseguir, fique de olho, pois voltam em breve em outro teatro. Além de ser uma ótima realização teatral é uma história comovente e corajosa. E, sem dúvida, imperdível.

Bom espetáculo.

Minha opinião 
:D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.